Sexta, 29 Março 2024

Em processo de implementação, o Projeto de Incentivo à Cabotagem (PIC), que consiste na maior integração de portos regionais, será discutido durante o primeiro workshop, que acontecerá na próxima terça-feira (20), em Fortaleza. A Secretaria de Portos (SEP) afirma que essa dinâmica minimiza o custo da operação e melhora a logística dos portos nacionais.

 

* Incentivo à cabotagem da SEP quer integrar todo o País

* Incentivo à cabotagem é tema de workshop no Porto de Vitória

 

Na oportunidade, o Coordenador Geral de Gestão da Informação da SEP, Luiz Hamilton Lima Mendonça apresentará o modelo ideal de utilização do transporte de cabotagem sob o enfoque da realidade do Estado do Ceará. Serão identificadas as cargas potenciais na área de influência do Porto do Mucuripe, bem como a elaboração de um cronograma de ações para o incremento da cabotagem a partir de Fortaleza. Para isso, estarão presentes no workshop os operadores portuários do Porto do Mucuripe e representantes de mais de 40 sindicatos ligados à exportação/importação de mercadorias.

 

O objetivo do PIC é incrementar a cabotagem entre os portos do Brasil, aumentando a participação do modal aquaviário na matriz de transporte brasileiro, a exemplo do que já acontece na Europa. Atualmente, o modal rodoviário concentra 58% do transporte de cargas no Brasil, contra 25% de representação do modal ferroviário e 17% de representação do modal aquaviário.

 

No Porto do Mucuripe, administrado pela Companhia Docas do Ceará (CDC), a cabotagem representa 58% da movimentação de cargas registradas no primeiro semestre de 2010, totalizando 1.167.988 toneladas, entre Granel Líquido e Carga Geral Conteinerizada, sendo 1.090.623 toneladas de Cabotagem de Importação e 77.365 toneladas de Cabotagem de Exportação. Ao todo, o Porto do Mucuripe movimentou no primeiro semestre de 2010 o montante de 2.023.423 toneladas, entre Granel Líquido, Granel Sólido e Carga Geral, registrando crescimento de 26,52% em relação ao mesmo período do ano passado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto