Fotos: Bruno Rios
A cidade de Santos, no litoral paulista, amanheceu neste domingo (21) um pouco indiferente ao que acontecia nas suas “costas”, ou melhor, no seu porto. Com temperatura de 30 graus, praias cheias, começava uma obra que mudará o perfil, definitivamente, do maior porto do Hemisfério Sul e do comércio marítimo do País.
A dragagem de aprofundamento e alargamento do Porto de Santos começou exatamente às 10h15, quando os dois tubos de dragagem da draga Hang Jun 5001 iniciaram a sucção na entrada do canal, em alto-mar. O fato foi comemorado, com um abraço conjunto, na embarcação chinesa, entre o Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria Especial de Portos (SEP), Fabrizio Pierdomenico, o diretor de Infraestrutura e Serviços da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Paulino Moreira Vicente e o gerente do contrato do Consórcio Draga Brasil, Hailton Siqueira, e com um grito: “começou!”.
“Estamos aqui para iniciar mais uma obra de dragagem no mais importante porto do País”, disse Pierdomenico, minutos antes de embarcar na draga. “A emoção é proporcional ao tamanho e à importância que o Porto de Santos tem para a economia brasileira. É o Governo Federal cumprindo o seu papel, apresentando para a sociedade resultados de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), programa capitaneado pela ministra Dilma Rousseff, e que tem como meta principal fazer com que o País tenha um desenvolvimento sustentável, e o Porto de Santos é um importante instrumento desse projeto”.
Fabrizio Pierdomenico e Paulino Moreira falam sobre a importância da dragagem de aprofundamento do porto
Representando no ato o ministro Pedro Brito, Fabrizio Pierdomenico fez questão de destacar que os trabalhos no Porto de Santos serão acompanhados em tempo real pela SEP, principalmente na questão ambiental. “A Codesp está investindo 18 milhões de reais em gerenciamento ambiental de tal forma que possamos cumprir, rigorosamente, toda a legislação e também dar a garantia para a sociedade de que os impactos da dragagem serão absolutamente monitorados em tempo real e com toda a responsabilidade que temos com o meio ambiente”.
Os trabalhos de dragagem começaram com a draga chinesa Hang Jun 5001, e vão aprofundar o canal de navegação do Porto dos 13 metros atuais para 15 metros. A previsão é que uma embarcação maior, de 13.500 metros cúbicos, a também chinesa Xi Hai Hu, chegue até a primeira semana de março; e uma terceira draga seja incorporada nos próximos meses. A previsão da duração da obra, segundo Pierdomenico, é de nove a 12 meses. Ele acredita que não haverá contratempos que atrasem esse prazo estipulado pelo próprio ministro Pedro Brito.
A draga Hang Jun 5001 tem 37 tripulantes sob o comando do capitão Yi Nan Jiang e dos capitães brasileiros Joaquim José Santos da Silva e Benewall César de Jesus. Segundo o diretor de Infraestrutura da Codesp, o tempo para encher a draga é de até 50 minutos.
Comandantes e os representantes da SEP e da Codesp registram momento de início da dragagem tão aguardada
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