Terça, 23 Abril 2024

Depois de quase cinco meses da assinatura do contrato da dragagem de aprofundamento do Porto de Santos, chegou na manhã desta segunda-feira (15) ao complexo portuário santista a primeira draga do consórcio Draga Brasil, a Hang Jun 5.001 metros cúbicos, que veio da China e estava no Rio de Janeiro preparando a documentação. A embarcação está atracada no cais 9 do Porto. A profundidade do canal de navegação do maior porto do Hemisfério Sul passará dos atuais 12,5 metros para 15 metros.

 

Os trabalhos de dragagem podem começar no próximo dia 22, conforme informou na manhã desta segunda-feira (15) ao PortoGente, Labieno Mendonça, diretor-superintendente da Equipav Engenharia, uma das empresas que formam o Consórcio Draga Brasil. Ele avisou que ainda nesta semana acontece reunião entre o consórcio e a Secretaria Especial de Portos (SEP), em Brasília, para discutir o projeto executivo em cima do LH Pré (Levantamento Hidrográfico Preliminar). Além disso, a tripulação da draga deverá passar por um treinamento de meio ambiente.

 

Está prevista a chegada de outra draga, a Xi Hai Hu 13.500 metros cúbicos, entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, para as obras no Porto de Santos. “Essa draga está no porto do Eike (Batista), no Porto do Açu (RJ) e está sendo liberada para vir para Santos”, explicou Mendonça.

 

Conforme apontou o ministro dos Portos, Pedro Brito, na solenidade de assinatura do contrato na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), se o Governo Federal não estivesse dragando mais nenhum porto e só o complexo portuário santista, “já mudaria toda a lógica do tráfego internacional de navios para o Brasil, porque esta providência torna o Porto de Santos o porto concentrador brasileiro, vai permitir que ao invés de navios de 4,5 mil TEUs [unidade equivalente a um contêiner de 20 pés], nós possamos receber navios de até 9 mil TEUs. As linhas internacionais poderão chegar diretamente e sair também diretamente do Porto de Santos”.

O consórcio Draga Brasil é formado pelas empresas brasileiras Equipav Engenharia, EIT Empresa Industrial Técnica e DTA Engenharia e a chinesa Chec Dredging. A obra receberá recurso do Governo Federal no valor de R$ 199,5 milhões.

Leia também:

* Porto de Santos: ou aprofunda ou fica fora do comércio internacional

* Consórcio trabalhará com três dragas no Porto de Santos  

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto