Quinta, 03 Abril 2025

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) avisou ao PortoGente, por meio de seu miniblog no Twitter, que os governos do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e de seu estado estão articulando a inclusão da Ferrosul no Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT). O objetivo é viabilizar a criação da ferrovia.

 


Produtores têm dificuldade para usar ferrovias no País

 

Os quatro estados formam o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que também planeja criar uma conexão ferroviária Norte-Sul no País. De acordo com o deputado, a "Ferrosul é fundamental para o desenvolvimento do Porto de Rio Grande (RS)". O governo gaúcho procura formas de facilitar o escoamento de cargas entre o porto rio-grandino e o Norte do País, diminuindo a utilização do modal rodoviário, mais caro e menos seguro para esse tipo de operação.

 

A cabotagem é outra alternativa para movimentar mercadorias entre regiões distantes no Brasil. Esse planejamento, entretanto, não é visto com bons olhos por autoridades e gestores de outros portos brasileiros. Suape (PE), Pecém (CE) e Itaqui (MA), por exemplo, se preparam para atrair as cargas produzidas nas regiões Norte e Centro-Oeste e prometem abrir uma grande batalha comercial.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!