Quarta, 24 Abril 2024

Há muito tempo o desenvolvimento do transporte aquaviário no Brasil não recebe a devida importância. E mesmo quando inciativas positivas surgem, "forças estranhas" atuam no sentido de adiar as campanhas pela mais frequente utilização das hidrovias. Foi o que aconteceu nesta terça-feira (16), em Brasília (DF), quando, sem motivos aparentes, o lançamento da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Navegação Fluvial na Amazônia foi adiado.

Na ocasião, também seria relizado o seminário "Tecnologias e investimentos para o transporte fluvial de passageiros e cargas na Região Amazônica". Segundo a Agência Câmara, ainda não foi marcada nova data para os eventos propostos pela deputada Janete Capiberibe (PSB-AP).


Desenvolvimento das hidrovias irá proporcionar maior
competitividade aos produtores da Bacia Amazônica

Independente das novas datas para esses eventos, é fundamental que o Governo Federal estabeleça uma política mais aguerrida voltada à utilização das hidrovias para o transporte de cargas e de passageiros, em todas as regiões do País. A cabotagem também não pode ser esquecida e só se tornará mais frequente com o barateamento do frete marítimo para a atividade. Trabalho para os parlamentares, portanto, não falta.

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