Domingo, 24 Novembro 2024

Um ano e dois meses após assumir a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Marco Antônio Rocha Medeiros renunciou ao comando da estatal que administra os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu. Ninguém confirma o motivo de tal decisão tampouco se ela é irreversível, mas informações divulgadas pelo jornal A Tarde, de Salvador, dão conta de que o impasse na expansão do Porto de Salvador foi o estopim para a renúncia e que ela já foi comunicada ao Governo Federal.

 

Mestre em Engenharia Ambiental e Urbana e professor da Universidade Católica de Salvador, Medeiros já foi gerente comercial de Caraíbas Metais e coordenador da assessoria técnica do Complexo Petroquímico de Camaçari. Nomeado pelo ministro dos Portos, Pedro Brito, para reestruturar a Codeba, tomou posse em setembro de 2007 e, ao PortoGente, admitiu que muito tinha de ser feito nos portos da Bahia.

 

De acordo com o A Tarde, ao longo de 2008, Marco Antônio Medeiros e Pedro Brito teriam discordado da forma como o Porto de Salvador deveria ser ampliado, o que teria cansado o presidente da Codeba e motivado sua prematura saída. Medeiros sempre defendeu nova licitação para a exploração de um segundo terminal de contêineres em Salvador.

 

No entanto, o desejo do presidente da Codeba não foi atendido e o novo terminal será construído pela empresa Wilson, Sons, que já é arrendatária - até 2050 - do Tecon Salvador, único terminal de contêineres da Cidade. A empresa conseguiu vencer a disputa pelo segundo terminal sob a alegação de que, assim, ele sairia mais rápido do papel e minimizaria a aparição de ações judiciais e atrasos com novas licitações.

 

Por meio de nota oficial enviada à imprensa, a Associação dos Usuários dos Portos da Bahia (Usuport) lamentou a saída de Marco Antônio Medeiros, destacando que a alta rotatividade de presidentes na Codeba prejudica a economia baiana. “Medeiros estava desemperrando a licitação para o segundo terminal e vinha fazendo um trabalho estruturante à frente da Codeba, focado em resolver problemas mais graves como o aumento da capacidade do Porto de Salvador”, destaca a Usuport.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!