Quinta, 25 Abril 2024

Passados 15 anos da criação dos Órgãos Gestores de Mão-de-Obra (Ogmos), pela Lei de Modernização dos Portos (Lei nº 8.630): o impasse está mais do que criado, está encravado nos portos brasileiros. Ninguém se entende (ou não quer se entender) com relação a como deve ser o trabalho portuário, sua convocação, sua remuneração, seus direitos, etc.

 

O Ogmo, que deveria ser um órgão isento, sem pender para o lado dos empresários e ter uma preocupação social, está longe dessa configuração legal, segundo o presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), o recém-eleito Eduardo Lírio Guterra, em conversa com este PortoGente.

 

Por isso, segundo o sindicalista, as três federações de trabalhadores portuários (FNP, Federação Nacional dos Estivadores e Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios nas Atividades Portuárias) estão unidas. “Estamos unidos em defesa do trabalho portuário”, garante Guterra, perguntando em seguida: “Afinal, qual é o papel, hoje, do Ogmo?”

 

O sindicalista argumenta que esse papel não tem sido lá muito adequado e bom para os trabalhadores: “cada vez mais o trabalhador portuário é excluído do porto. Até informação sobre o seu ganho é negado para o trabalhador pelo Ogmo”.

 

Os sindicatos defendem, observa o presidente da FNP, o Ogmo com uma administração paritária e tripartite com outra configuração, “onde o órgão tenha preocupação social”.

 

Nesse sentido, é bem recebida a iniciativa da Comissão de Trabalho da Câmara Federal, baseada em reivindicação das federações,  de realizar a audiência pública "A situação dos Ogmos nos portos brasileiros”, que vai ser no dia 2 de dezembro, às 14h30, no Plenário 12 da Câmara, em Brasília.

 

A deputada federal Iriny Lopes (PT-ES) informa que a audiência está sendo convocada em caráter de urgência para tratar das questões relacionadas à grave situação em que se encontram os órgãos de gestão de mão-de-obra estabelecidos na Lei 8.630/93.

 

Estão sendo convidados para prestar depoimento:

 

- Ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos

- Ministro Carlos Lupi, do Ministério do Trabalho e Emprego

- Ministério Público do Trabalho, Dr. Ronaldo Curado Fleury – Vice-Coordenador Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (Conapta)

- Sr. Mário Teixeira, presidente da Fenccovib

- Sr. Jorge Mello, presidente da Abeph

- Sr. Mauro Salgado, presidente da Fenop
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto