A prefeita em exercício de Peruíbe, Julieta Omuro, exonerou no último dia 7 o chefe de gabinete da prefeitura, José Carlos Rubia de Barros, maior defensor do projeto Porto Brasil dentro do poder executivo local. Procurada por este PortoGente durante toda a última semana, a prefeita preferiu não se pronunciar sobre o tema.
O fato é que, a partir de agora, a Prefeitura de Peruíbe está sem a pessoa que participou, desde o início, das negociações com o empresário Eike Batista, ávido em investir mais de R$ 5 bilhões na pacata cidade do Litoral Paulista, por meio do Porto Brasil. Em uma reportagem publicada pelo PortoGente pouco antes de ser afastado, José Carlos admitiu conhecer o projeto da empresa EBX desde o começo de 2007, quando o assunto sequer tinha sido explorado pela imprensa.
“O pessoal está falando muito de orelhada, tem ONG que está contra o Porto Brasil e nem sabe por quais motivos”, disse o ex-chefe de gabinete na ocasião. Agora, algumas questões ficam no ar: será que a prefeita Julieta Omuro dará o mesmo apoio que José Carlos Rubia conferia ao Porto Brasil? Qual será a posição do novo chefe de gabinete da Cidade, Odair Neves do Prado, sobre o investimento portuário? E o prefeito José Roberto Preto, voltará ao batente no prazo previsto: 6 de janeiro de 2008?