Quinta, 25 Abril 2024

“Isso aqui está abrindo os olhos de todo mundo”; “O que impressiona é a organização”; “Olha só, trabalhador avulso pode operar equipamento no Porto de Antuérpia”; “Aqui se vê muita preocupação com a qualificação do trabalhador”; “Muitos equipamentos e bem mais sofisticados”; “A logística impressiona”; “É a primeira vez que o trabalhador tem uma oportunidade de participar de um evento que vai ajudar abrir os olhos”. As impressões são de sindicalistas portuários de Santos, que estão em visita aos portos da Bélgica e da Holanda, nesta semana.

 

Eles fazem parte de delegação formada, ainda, por representantes de universidades, da Secretaria Especial de Portos (SEP), do Ogmo, da Codesp, do Senai, da Associação Brasileira de Terminais Portuários e de vereador de Santos (SP). Eles cumprem, desde segunda-feira (26), agenda de atividades que prevê reuniões com autoridades portuárias, usuários, operadores e sindicatos.

 

A visita faz parte de programa do Centro de Excelência Portuária (Cenep), lançado, em Santos, no dia 28 de setembro. O Centro, cujo objetivo é o de qualificação profissional de mão-de-obra e pesquisa, foi instituído pela Prefeitura Municipal de Santos, pela Universidade Federal de São Paulo, pela Autoridade Portuária de Santos (Codesp), pela Associação Comercial de Santos e sindicatos de trabalhadores.

 

A programação da delegação, que termina no sábado (1º), inclui os portos de Antuérpia, Ghent e Zeebruge (Bélgica), Roterdã e Amsterdã (Holanda). Nesta segunda-feira, os brasileiros foram recepcionados no auditório da Casa do Porto (autoridades portuárias); depois participaram de palestra no Centro de Treinamento do Porto de Antuérpia (Apec). Encerrando as atividades do dia, os visitantes foram recebidos, na prefeitura da cidade, pelo secretário municipal de portos, Van Peel.

 

Do ponto de vista do presidente do Porto de Antuérpia, o segundo da Europa, o porto deve ser financeiramente auto-suficiente, e todo o superávit deve ser aplicado no próprio porto. Outra realidade apontada é a de que os portos, cada vez mais, têm tido a participação dos players globais.


No órgão que estabelece os preços da tarifa, como faz no Brasil o CAP, o usuário do porto participa apenas como observador. Como interessado final do valor discutido, ele não deve influenciar a sua composição.

 

Nesta terça-feira (27), a delegação cumprirá a seguinte agenda: visita e palestra no Centro de Treinamento dos Trabalhadores Portuários (OCHA); visita a área de treinamentos e encontros e palestras com associações e representantes de empresários e trabalhadores.

 

Está aí uma experiência que precisa ser imitada por todos os portos nacionais. Parece que o Cenep está anunciando uma boa nova para a eficiência dos portos do Brasil.
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto