Clinch, no boxe, é uma forma de livrar-se de uma eventual sequência de ataques desferidos pelo oponente.
O mercado financeiro costuma precificar os eventos positivos ou negativos com potencial de afetá-lo, como a fala de Trump ameaçando sobretaxar em 100% os produtos do país que abandonar o dólar. Decerto que uma reação também precificada pelo mercado é a assinatura (enfim!) do tratado Europa/Mercosul, criando um novo mercado que permitiria um diálogo mais "robusto" e igualitário com o futuro presidente estadunidense. Teríamos então um 'clinch'?
Veja mais: Clinch - Wikipédia
"Clinch, no boxe, é uma forma de livrar-se de uma eventual sequência de ataques desferidos pelo oponente, imobilizando os seus braços com um abraço. No boxe tailandês é comum o adversário ser abraçado ou puxado pelo membro superior, para que lhe sejam desferidas joelhadas tanto no tórax quanto na cabeça", cita a Wikipedia.
Veja mais: Mercosul e União Europeia anunciam acordo de livre comércio depois de 25 anos de negociações
Claro, o tratado está assinado, mas pode tropeçar nos passos seguintes, principalmente no cabo da enxada dos agricultores franceses. Mesmo assim, com a assinatura do acordo a União Europeia está indicando que não dá para continuar engessando o futuro econômico da Europa por uma subordinação a interesses nem tão puros assim dos agricultores – que parecem mais interessados em cultivar subsídios e garantir mercados cativos que em expandir suas atividades.
Do lado sulino, vale recordar que a presidência rotativa passou a Javier Milei, aliado bem próximo de Trump, ambos críticos do próprio Mercosul, "uma prisão para os seus integrantes", que precisa ser reformada.
Veja mais: Javier Milei: ‘Mercosul acabou se transformando em uma prisão para os seus membros’
A sociedade europeia precisará escolher se quer ou não se fortalecer economicamente - não esquecendo que as posições do presidente eleito dos Estados Unidos também não são tão amigáveis assim com o bloco europeu. Como os analistas de mercado sulamericanos, os europeus também terão de precificar suas especulações em relação a este assunto, e será este um indicativo importante a considerar.
Veja mais: RELAÇÕES EXTERIORES - FACTSHEET - Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia
Armadores, terminais, portos, exportadores e importadores, todos precisarão agora fazer um 'upgrade' em suas instalações e em seus procedimentos comerciais, se quiserem surfar na próxima onda dos negócios internacionais. Conforme as brigas (USD x EUR) / (BRL x CNY), alguns navios precisarão mudar rapidamente de rota.
Lembrando velho tema carnavalesco santista, e pensando que, como de costume, o ano de 2025 começará só depois do Carnaval (Quarta-feira de Cinzas: 5 de março), fica a pergunta: "Dona Dorotéia, vamos surfar aquela onda?"
Veja mais: Youtube: Transmisión de la LXV Cumbre del Mercosur y Países Asociados / Portugués