A economia verde se mostra como uma crítica à busca pelo crescimento econômico “infinito” (e-Cycle)
A cúpula do clima organizada por Joe Biden e com a participação de 40 países, na semana passada, mostrou uma mobilização dos EUA e Europa no sentido da economia verde. O presidente americano, em busca do tempo perdido por Trump nessa área, anuncia o propósito de reduzir pela metade a emissão de gases do efeito estufa, até 2030. Espera atingir os níveis chineses e projeta inovações tecnológicas para emissão zero de carbono.
Artigo | Cristiana Nepomuceno de Sousa Soares
* A falta de preservação ambiental e suas consequências
Esse cenário, sem sombra de dúvida, será o novo paradigma de desenvolvimento do mundo, pós pandemia. Sistemas de transportes ágeis e uso de energia de baixa emissão de gases que provocam o aquecimento do planeta. Um processo que abrange a produção, distribuição e mobilidade; a geração de trabalho e definirá a economia. Variáveis de uma nova equação de lucros e salários.
Artigo | Tania Salvador
* O potencial econômico da Amazônia Ocidental e o projeto Barra Norte
Objetivamente, essa implacável transição exige a busca de conhecimento nas universidades, preservando o processo de aperfeiçoamento pela pesquisa. Assim, fomentar a criatividade e originalidade, para inovar e preservar o meio ambiente. A partir da atual conjuntura brasileira, deverá ser realizado um esforço transformador, de alinhamento à nova realidade ambiental e contemplando um projeto tecnológico.
Editorial
* Marcha do desenvolvimento rumo ao Arco Norte
A nova forma de organizar produção e comércio mais ágeis, eficientes e sustentáveis, exige intensa aplicação de tecnologias e automação. Assim como serão necessárias mudanças com ousadia nos investimentos que irão produzir retornos em um novo modelo econômico. Trata-se de diferentes especializações, na divisão do trabalho, que aumentam a produtividade dos recursos alocados. Num contexto em que tem relevância a governança corporativa.
Artigo | Mayra Castro
* A Amazônia como produto Caviar
Apesar da crise política brasileira que se assiste, ela ocorre controlada por instituições sólidas. As características do nosso território, coloca o Brasil no centro dessa discussão ambiental. De certo, temos inteligência para entender os desafio e dar as soluções necessárias às propostas dos EUA de Joe Biden.