Quinta, 25 Abril 2024

As empresas devem repensar as estruturas logísticas e estratégias de rede existentes e adotar um papel muito mais ativo na gestão e entrega da promessa ao consumidor

A logística brasileira precisa crescer muito para corresponder à dimensão do território nacional, explorar o seu potencial aquaviário, responder a sua capacidade produtiva e integrar adequadamente os novos cenários competitivos do mercado internacional. Nesse sentido, e com 30 anos de atraso, o condomínio logístico suaviza a deficiência da fraca integração dos modais e armazenagens, com porte, localização, relacionamento, proximidade e mercado padronizado.

Dad 12ABR2021

Leia também 
Plataforma Logística é medíocre no comércio exterior do Brasil

O conceito de distribuição física (physical distribution) surgiu nos EUA e Europa no final da década de 1980. Visava atender à logística de produzir no paradigma que emergia do porto-indústria e exportar. Como conceito de pronta entrega (just-in-time), os centros de distribuição ampliaram o seu território, focados na mercadoria. No atendimento, controle, processamento, transporte e armazenamento.

Confira
* Importância da Plataforma de Logística Integrada para o Comex

Os condomínios logísticos constituem parcerias inovadoras em rede e agregadoras de valor. Aperfeiçoados pelas novas tecnologias de informação e novos modelos de negócio conectado às grandes redes das empresas logísticas, essa estratégia permite a rápida expansão para novos mercados. No Brasil, ela é eficaz também para suprir fragilidades da cadeia de suprimentos em fases do trajeto entre produtor e consumidor.

Editorial | Portogente 
Como a logística 4.0 pode agregar valor ao seu negócio?

Ao tratarmos de fluxos e estoques, o Condomínio Logístico interage em vários cenários, como foi mostrado no robusto Webinar Portogente sobre Plataformas Logísticas. Nesse horizonte, há muitos desafios a serem superados com esforços coletivos, desses espaços logísticos de múltiplas concepções e os favorecidos usuários. Pois, é imperativo otimizar um papel que, isoladamente, reflete na eficácia do sistema como um todo.

Leia ainda 
Logística competitiva por força de trabalho produtiva

Debater, esclarecer as questões e construir caminhos em busca do tempo perdido, vai facilitar que o setor de Condomínios Logísticos inove, cresça e agregue produtividade às novas matrizes de transportes que acontecem. Em especial, à logística em rede do porto do futuro, que bate à porta.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto