Inovação e novas ferramentas tecnológicas revolucionam e impactam os processos logísticos positivamente, segundo a Intecom Logística
Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, Cloud Computing, entre outras ferramentas e soluções tecnológicas de ponta estão revolucionando a área logística. É chamada Logística 4.0, em que a principal premissa é o ganho de eficiência por meio de processos automatizados, rápidos, inteligentes e conectados.
Na prática, com a logística 4.0, é possível monitorar cada uma das etapas da cadeia logística, desde a armazenagem até a entrega da carga, em tempo real. Neste contexto digital, o planejamento da operação é eficaz, evitando perdas e reduzindo custos desnecessários. Esse novo modelo é capaz de impactar positivamente o negócio, tornando-o mais competitivo, produtivo e rentável. “A logística 4.0 já é realidade para as empresas que buscam melhores resultados e vantagem competitiva, por meio de conectividade, agilidade e inteligência em toda a operação”, afirma Hésio Ferreira, gerente comercial da Intecom Logística.
Segundo Ferreira, com a implantação da logística 4.0, a empresa passa a ter maior foco nas estratégias, aumentando a qualidade e assertividade na entrega e garantindo a satisfação dos clientes. Os benefícios das soluções tecnológicas na logística (ver quadro) podem ser detectados não somente nos processos mais ágeis, mas em diversas etapas, com a redução de perdas, aperfeiçoamento da análise de dados, aumento da satisfação dos clientes, melhora no gerenciamento dos estoques, entre outros.
A Intecom Logística é um importante parceiro para as companhias dos mais diversos setores da economia que demandam de uma operação logística integrada e eficiente em todas as etapas do processo em todo o território nacional. Por meio de tecnologias avançadas, a Intecom proporciona agilidade para toda a operação.
Os benefícios da logística 4.0
Soluções tecnológicas estão transformando a maneira dos diversos setores de uma empresa atuarem. Com a área logística não é diferente. Confira os avanços que essa transformação digital aplicada à operação logística pode gerar para as empresas:
1 – Acompanhamento em tempo real – Sistemas inteligentes e integrados levam a informação com agilidade para o ambiente on-line, possibilitando aos gestores o acompanhamento dos estoques, das entregas e de cada uma das etapas do processo logístico.
2 – Decisões estratégicas mais assertivas – Por meio de informações mais rápidas e transparentes, podendo ser acessadas e analisadas de qualquer lugar, uma vez que são armazenadas em nuvem, as decisões estratégicas podem ser tomadas de forma mais confiável, embasadas nos dados fornecidos e na visão 360 graus do negócio.
3 – Aumento da eficiência e redução de custos – Ao implantar e automatizar os processos, muitas das etapas adotadas anteriormente se tornam desnecessárias. Por isso, quando os processos são revisados, os custos operacionais tendem a cair, gerando eficiência para a operação. Os estoques são otimizados e os centros de distribuição ficam mais inteligentes e dinâmicos.
5 – Diminuição de perdas e maior segurança – Uma das principais características da logística 4.0, o acompanhamento em tempo real, permite prever e evitar perdas ao longo da operação.
6 – Satisfação do cliente – Com uma operação logística eficiente como um todo, entregas dentro do prazo e eficiência operacional, a logística 4.0 pode garantir a satisfação do cliente e gerar maior rentabilidade para a empresa, que passa a estar mais focada em seus negócios.