Terça, 16 Abril 2024

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso." (Fernando Pessoa)

Em regime de urgência, com muita polêmica, o Projeto de Lei 4199/2020, o BR do Mar, foi aprovado nesta terça-feira, 8, no plenário da Câmara. Seguiu para o Senado. Se por um lado a sua tramitação foi forçada, por outro, não se pode avaliar, ainda, as consequências políticas de uma questão que envolve a soberania nacional e interesses classistas fortes. O vice-líder do governo colocou seu cargo à disposição. Entretanto, é preciso mudar.

Dad 10DEZ2020

Assista ao webinar
Debate é indispensável na atual conjuntura

Cabotagem na costa brasileira passa por vários portos, de diversas grandezas e sem regularidade de movimentação de cargas. Consequentemente, tem baixa produtividade. Por isso, na década passada, a secretaria de Portos elaborou um estudo, em parceria com o porto de Singapura, que ofereceu uma plataforma de operação logística. Motivada pelo projeto, uma empresa italiana ofereceu dois navios roll on-roll off novos, armados com tripulação italiana até treinar a brasileira, sem custo, que a Antaq vetou.

Artigo | Maurício Alvarenga 
Como funciona a cabotagem

O engº naval Nelson Carlini, de visão liberal, e o advogado e jornalista Nilson Mello, dizem tratar-se dessas iniciativas cercadas de boas intenções que, contudo, não deve surtir o efeito esperado, uma vez que parte de diagnósticos equivocados. E com consequências, como a do navio afretado construído no exterior fará jus ao recebimento de recursos originalmente destinados a pagamento de financiamentos para construção no Brasil.

Artigo | Nelson L. Carlini e Nilson Mello
BR do Mar: o que a cabotagem realmente precisa

Decerto que, no processo de discussão dessa reforma, os portos, todos com suas tomadas de decisão centradas em Brasília, foram uníssonos com o ministério dos Transportes – MINFRA, autor do projeto. Por outro lado, os prefeitos das cidades portuárias, na sua quase totalidade têm uma visão naturalmente centrada na arrecadação de tributos no porto, sem alcançar a amplitude dessa secular atividade meio.

O Brasil nasceu da navegação e a história da sua marinha avulta mundialmente. Por isso, é preciso entender o BR do Mar ter sido aprovado com apontamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, para o risco de maior concentração de mercado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto