Há pouco tempo falar de computadores quânticos era como falar de disco voador. Uma realidade de livro de ficção científica. Hoje, quem busca no Google vai encontrar na página da IBM as explicações sobre essa nova tecnologia de processamento de dados, a uma velocidade que transcende a imaginação.

Dad 25JUL2020

Editor Portogente
Corrida de gigantes pelo primeiro computador quântico

Os computadores quânticos são baseados na mecânica quântica, que é base teórica e experimental de vários campos da física e química. Ou seja, trabalha com conceitos tão complexos quanto o funcionamento do nosso cérebro. Daí ser quase impossível imaginar o computador quântico comparado com os computadores atuais que nos surpreendem com sua capacidade de processar dados.

Leia também
Computador quântico quase uma realidade

O salto que demos da máquina de calcular à manivela para os computadores, será um pequeno pulo, comparado em relação a mudança dos atuais computadores aos quânticos. Ou seja, dos computadores em bits para os quânticos em qubits ou bits quânticos. Coisas que o computador de hoje não é capaz de resolver, o computador quântico resolve.

Informática
Computador quântico: tudo o que você precisa saber sobre o modelo poderoso

Os computadores quânticos podem estimular o desenvolvimento de novas descobertas científicas, medicamentos para salvar vidas, métodos de aprendizado de máquina para diagnosticar doenças mais cedo, materiais para criar dispositivos e estruturas mais eficientes, estratégias financeiras para viver bem na aposentadoria e algoritmos para direcionar recursos rapidamente, como ambulâncias. Eles já existem.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website

O que você achou? Comente