“Facts are stubborn things” (Fatos são insistentes). Frase de John Adams (1735-1826), segundo presidente dos Estados Unidos, estampada em cartaz durante protesto contra as posições anticiência de Donald Trump em fevereiro (2017), na cidade de Boston.

Trum 2É da tecnologia que surge um sinal contundente de que Donald Trump pode perder a sua reeleição. É o que diz o bilionário Peter Thiel, co-fundador da famosa Pay-Pal, e apoiador do presidente americano no setor tecnológico. Sua decisão está baseada em um relatório do The Wall Street Journal, que irritou Trump, por causa da covid-19 e as dezenas de milhões de desempregados nos Estados Unidos.

Artigo | Rafael Marconcini
Washington, Pequim e a Nova Dinâmica do Comércio Internacional

Ao contrário da eleição anterior, em que Thiel foi um apoiador ativo do então candidato Trump em 2016, quando participou da Convenção Nacional Republicana e doou mais de U$ 1 milhão para a campanha. Portanto, não é um posicionamento irrelevante. Tampouco se sabe de desentendimento por causas pessoais, entre ele e o presidente dos Estados Unidos.

Artigo | Oziel Figueiredo
Influência das redes sociais nas políticas públicas das cidades

As razões mais prováveis desse posicionamento, de uma pessoa que não joga para perder, são os efeitos da covid19 e o confronto com os imigrantes, uma marca forte do atual governo americano. Tampouco é possível admitir que um investidor em tecnologia de ponta, como é o caso de Thiel, tomaria posição sem uma análise bem embasada e conclusões com forte tendência.

Artigo | Milton Lourenço 
Uma nova política de comércio exterior

Decerto a posição de Thiel em relação à campanha deste ano de Donald Trump ser perdedora, após os resultados pode se mostrar equivocada. Entretanto, ter uma perda de apoio do quilate da Thiel, é uma baixa que nenhum candidato quer ter. Sem sombra de dúvida, são sinais de uma disputa renhida.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website

O que você achou? Comente