Sexta, 19 Abril 2024

Como acontece em todo período de crise, as ofertas muito maiores do que as demandas, e os preços para aquisição são mais baixos. Em função disso, a pandemia do novo coronavírus aumentou a preocupação também com o risco dos chineses aproveitarem a oportunidade para comprar empresas de tecnologia mundo afora.

China chegando

Leia ainda
Made in China 2025

Uma situação bastante aflitiva, tentar segurar uma empresa para não vender para os chineses, mas que não tem como ser sustentada. No entanto, a questão é mais complexa. Trata-se de um problema estratégico do País, onde se situa a empresa. São interesses de estado em jogo. Visto à luz do liberalismo, põe em xeque a ideia de que a globalização é uma força para o bem, ao considerar os investidores estrangeiros'.

Bruno Merlin | Blog
China procura terminal de grãos para compra e estuda investir em novos trechos ferroviários no Brasil

Essa questão que parece tão inocente vem preocupando e mobilizando as grandes potências. Nesse aparente mercado de simples transações comerciais, pode estar embutido tecnologia de segurança, que deixa o país vendedor vulnerável. Este alerta acendeu, por exemplo, na Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Estamos falando de empresas de tecnologia de ponta, como a de robótica.

Bruno Merlin | Blog 
* Após compra por chineses, TCP busca crescimento com tecnologia e novos investimentos

Passada a pandemia, e estabelecido o novo normal, com certeza serão verificados casos de aquisição de empresas de tecnologia pelos chineses, por não terem sido tomados os cuidados necessários. Por exemplo, a China poder usar uma combinação de aquisições e mais empresas de tecnologias próprias, no campo da espionagem cibernética para criar grandes bancos de dados de informações pessoais.

Artigo | Patrícia Varejão
Comércio das Américas do Norte e Latina com a China no primeiro trimestre de 2020

Essa capacidade de ter informações sobre todos os seres humanos no mundo pode dar um poder de espionagem para os chineses para competir no mercado global sabendo os palnos de produção do concorrente. Termina a pandemia, inicia a guerra fria.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto