VentiladorTão falado por não haver quantidade suficiente para atender às necessidades de vítimas do coronavírus, o que é o ventilador ou respirador mecânico? Para evitar que os pulmões parem de respirar e a infecção se aprofunde, esse equipamento é muito importante nos casos em que os pulmões passaram a funcionar com dificuldade e, sem aeração suficiente, pode ocorrer o óbito.

Entrevista especial 
"O desafio é para além do coronavírus”, afirma economista Ladislau Dowbor

Muitos doentes da covid19 recuperam-se sem necessidade de ventilador. Mas, nos casos graves, o vírus causa danos aos pulmões. O sistema imunológico do corpo detecta isso e expande os vasos sanguíneos para que mais células imunes entrem. Porém, isso pode fazer com que o líquido entre nos pulmões, dificultando a respiração e fazendo com que os níveis de oxigênio do corpo caiam. Para aliviar isso, um ventilador de máquina é usado para empurrar o ar, com níveis aumentados de oxigênio, para os pulmões.

O ventilador também possui um umidificador, que modifica a adição de calor e umidade ao ar medicinal, para que ele corresponda à temperatura corporal do paciente. Os pacientes recebem medicação para relaxar os músculos respiratórios, para que sua respiração possa ser totalmente regulada pela máquina. As pessoas com sintomas mais leves podem receber ventilação usando máscaras faciais, máscaras nasais ou boquilhas que permitem que o ar pressurizado ou misturas de gases sejam empurrados para os pulmões.

Da Redação 
Lideranças têm grandes desafios em tempos de coronavírus

Quando se utiliza um ventilador mecânico em um paciente com a covid19 é preciso que ele esteja adequadamente configurado. Seus aspectos técnicos são desafiadores e, se ele não for utilizado corretamente, pode causar trauma ao paciente. Decerto, é um equipamento que salva muitas vidas.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website