Quinta, 28 Março 2024

Rodovia, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, será a primeira em novo modelo previsto pelo Governo Federal

O novo modelo de concessão da Rodovia Dutra vai permitir uma redução de 20% na tarifa de pedágio. A afirmação foi feita pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na manhã desta quinta-feira (13/02), durante encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo (SP).

Tarcisio SkafReunião com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas,
sob a presidência de Paulo Skaf. Crédito: Fiesp.

A Dutra, tema principal da reunião, será a rodovia mais moderna do Brasil, segundo o ministro. Ele ressaltou que o objetivo do Governo Federal é transferir o máximo de ativos para a iniciativa privada. “Por isso, estamos modelando muitas concessões. A ideia é fazer cerca de 17 mil km nos próximos anos, o que é um grande desafio. A gente está com mais de 5 mil km para lançar, e a Dutra é um pedaço disso”, destacou.

Freitas, que aproveitou para anunciar a data do lançamento do leilão da BR-101/SC no dia 21 de fevereiro, explicou que a concessão da Dutra será a primeira num novo modelo que prevê o pagamento, pela empresa vencedora do leilão, de outorga ao governo. De acordo com o ministro, o modelo está sendo elaborado em parceria entre o Banco Mundial e a Empresa Brasileira de Planejamento e Logística S.A. (EPL).

“Nós precisávamos trazer o que tem de melhor em termos de estruturação, por isso recorremos à experiência do Banco Mundial nas estruturações das concessões de São Paulo”, afirmou Freitas. “E, por mais que a gente tenha procurado fazer o melhor em termos de modelagem, nós não somos os donos da verdade”, disse. “Os prefeitos e empresários têm uma importância muito grande nesse processo, porque vivem situações que, às vezes, a gente não consegue detectar. E o momento de incorporar contribuições é justamente esse”, completou.

* Informação do Ministério da Infraestrutura

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto