Operadores de logística e supply chain já começam a pensar suas atividades a partir de parâmetros sustentáveis. Mais do que estar na moda, a sustentabilidade é uma questão de "vida e morte" para a humanidade
Mas o que é meio ambiente? Essa é uma pergunta que pode sim definir a qual sustentabilidade a empresa pratica ou coloca em sua material de publicidade. A harmonia é um fator imprescindível para evitarmos ainda mais consequências climáticas que afetam as populações de todo o mundo. Quando há o desiquilíbrio, há o problema. O ambiente é composto por gente e natureza.
O programa sustentável da FM Logistic, por exemplo, conforme informe da própria empresa, baseia-se em três pilares: atendimento aos colaboradores, redução do impacto ambiental e desenvolvimento de soluções sustentáveis. Reflexo disso é que os esforços da empresa estão sendo reconhecidos. Em 2019, a companhia recebeu uma classificação de nível ouro da EcoVadis e outra do CDP (Carbon Disclosure Project), organização internacional que apoia empresas em seus projetos de sustentabilidade.
No aspecto ambiental, é importante neutralizar as emissões de carbono nas atividades logísticas, desenvolvendo soluções sustentáveis na cadeia de suprimentos, e reduzir o consumo de energia.