Quinta, 18 Abril 2024

Conforme a proposta, pelo menos metade do que for arrecadado com a concessão deverá ser usada para investimento em infraestrutura no porto licitado

Foi aprovada, no dia 13 último, proposta que altera a Lei dos Portos (12.815/2013) ao incluir o maior valor de outorga como um dos critérios de julgamento em licitações de concessão e arrendamento de portos. Foi na Comissão e Transportes da Câmara dos Deputados. Segundo o autor da matéria, o deputado Alexandre Leite (DEM-SP), tal iniciativa vai promover ajustes e adequações à legislação em vigor. Atualmente, a legislação define como critério de julgamento nas licitações portuárias, de forma isolada ou combinada, a maior capacidade de movimentação, a menor tarifa ou o menor tempo de movimentação de carga, ou outros estabelecidos no edital.

600 Portos

A proposta está em forma de substituito ao Projeto de Lei 910/19, do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Para Leite, o PL veio em boa hora, ele expõe sua ideia: "[...] pois determina que metade dos recursos gerados sejam aplicados no porto gerador e concede poder decisório à administração do porto para priorizar os investimentos que proporcionem melhor solução para os gargalos logísticos do porto sob a sua gestão.”

Editorial | Portogente
Pensar a reforma portuária para o Brasil inovador

O substitutivo determina que, nos casos em que for utilizado o critério de maior valor de outorga, pelo menos 50% do que for arrecadado com a concessão deverão ser usados para investimento em infraestrutura no porto licitado.

Leia ainda
Ameaça ao comércio exterior brasileiro

Em vez de destinar os recursos ao Fundo de Investimento em Infraestrutura Portuária, criado pelo texto original, o relator determinou que serão repassados para a autoridade portuária, proibido o uso no custeio dos gastos de gestão.

* Com informações da Agência Câmara

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto