Nesta terça-feira (17/12), tem debate importante na Comissão de Agricultura do Senado. No ensejo, será apreciado relatório de avaliação da política pública "Comércio Internacional Agropecuário", que trata da evolução do agronegócio na balança comercial e da participação do Brasil no conjunto das exportações e importações mundiais de produtos agropecuários e agroindustriais, além de analisar as políticas de apoio às exportações. A informação é da Agência Senado.
Editorial | Portogente
* Pensar a reforma portuária para o Brasil inovador
O relator, senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), destaca que a realização de avaliações, consubstanciadas em relatórios em que se identificam tanto as virtudes, como os desafios inerentes às políticas, permitem o encaminhamento de medidas para o aprimoramento dos mecanismos de execução de políticas. "Ao final do relatório, apresentam-se encaminhamentos com sugestões de medidas a serem adotadas pelo Poder Público que visem à superação dos desafios identificados, de modo a possibilitar à pesquisa agropecuária as condições necessárias para que o agronegócio brasileiro mantenha sua sustentabilidade em contexto de relações econômicas internacionais cada vez mais dinâmicas e competitivas, de mudanças climáticas e de demandas de preservação ambiental, como se constata no século 21", explica o parlamentar.
Nesse debate incluímos o meio fundamental por onde passa o conjunto das exportações dos produtos agropecuários e agroindustriais do País, os portos. A competitividade que ganhamos está relacionada diretamente ao mundo portuário.