Sexta, 26 Abril 2024

No ditado latino “si vis pacem parabellum” (se desejas a paz, prepara-te para a guerra) encontra-se a chave para os problemas enfrentados nos recentes desastres ambientais, das queimadas na Amazônia e do aparecimento de manchas de óleo em praias nordestinas. Foi visível e lamentável a falta de providências prévias para enfrentar situações de emergência. Instaladas as crises, o que primeiro se apresentou foram ações se trombando.

600 Óleo Sergipe

Dia a Dia | 24/10/2019
Desastres ambientais arranham imagem do Brasil

Com certeza, passada a tormenta, reuniões acontecerão e planos serão propostos. Mal acabados, serão inúteis e esquecidos. Entretanto, plano de contingências ambientais é sustentabilidade, é um compromisso com a conformidade, de poder enfrentar a crise com eficácia. No caso das manchas de óleo, aconteceu em áreas povoadas do Brasil. Tanto quanto preservar a vida humana, o desafio do século XXI é a preservação do meio ambiente.

Dia a Dia | 23/10/2019 
* Brasil poluído

A poluição marinha se dispersa no mar com facilidade. Além de sofrerem alterações biológicas, físicas e químicas, são transportadas por correntes marinhas, atingindo e impactando severamente os ecossistemas marinhos e costeiros. Neste caso, e apesar dos quase oito mil quilômetros de costa brasileira, ficou claro que a questão do planejamento estratégico no País é deficitária. Apesar da evoluída legislação ambiental brasileira e do Plano Nacional de Contingência Brasileira (PNC).

Opinião | Gleriani Ferreira 
Caso Amazônia: ignorância e ingenuidade diplomática

Ainda é prematura, e precisa ser bem avaliada, qualquer conclusão sobre o governo Bolsonaro ter dado fim a dois comitês que integravam o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água (PNC), instituído em 2013. Confirmando que as instituições nacionais estão fortes e em pleno funcionamento, o Ministério Público Federal entrou com ação contra o governo federal por omissão diante do maior desastre ambiental no litoral brasileiro; pediu que a Justiça Federal obrigue a União colocar o PNC em ação em 24 horas.

Dia a Dia | 17/09/2019 
Mobilização global pelo clima

Não se pode duvidar de que há uma nova mentalidade em evolução no Brasil. A iniciativa popular e voluntária de combater as manchas de óleo é uma demonstração de consciência ambiental e compromisso com o futuro. Como o herói de Tchékov: “[...] se dentro de mil anos o homem puder ser feliz, será também um pouco graças a mim.”

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto