A empresa Hidrovias do Brasil assinou, no dia 15 último, termo de doação de estudo que servirá de base para que o governo abra o edital de concessão da BR 163/230, no trecho de Sinop (MT) a Miritituba (PA).
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O estudo analisa o crescimento da produção do Mato Grosso e traz a estratégia para que o fluxo de veículos na rodovia ocorra sem gargalos, prevendo um nível de serviço compatível com o fluxo de caminhões, podendo transportar mais 20 milhões de toneladas anuais de grãos pela rodovia.
O documento, segundo a empresa, inclui mapeamento completo da BR, contagens e pesquisas locais, modelos matemáticos de tráfego e o modelo financeiro de viabilidade da concessão. O projeto foi acompanhado pela EPL – Empresa de Planejamento e Logística S.A., companhia de apoio ao governo e responsável por projetos, estudos e pesquisas destinados a subsidiar o planejamento da logística e dos transportes no país.
A concessão pretende passar ao poder privado toda a estrutura que garanta as melhorias da rodovia para os usuários e sua manutenção, por um período de 10 anos, até que o projeto da Ferrogrão seja finalizado e esteja em operação.