Automação, Inteligência Artificial (IA) e Big Date são ameaças a muitos, e não poucos, empregos atuais. E elas estão aí para ficar. Ao mesmo tempo em que excluem empregos, criam novos postos de trabalho, em número menor, nas novas áreas tecnológicas, que hoje a oferta de mão de obra especializada não atende suficientemente.

TI Empregos

Nessa sociedade tecnológica também serão criadas novas oportunidades de trabalho humanizado, vinculadas ao bem estar, lazer e a sustentabilidade. É o caso, por exemplo, dos cuidadores dos idosos, cada vez mais solicitados, em função do aumento da idade média das pessoas. Com a tendência à redução da jornada de traballho executado por máquinas inteligente, vai crescer a atividade de lazer.

Leia mais
* Blockchain: agora é a hora

Mas, é na área tecnlógica que já se vê a busca de mão de obra no mercado. Novas atividades estão sendo implantadas e o processo concorrencial causa urgência para preencher as vagas. Por isso, está ocorrendo uma corrida de carreiras para o futuro. Será por muito tempo um mercado forte de trabalho. Prepare-se para ele.

Desenvelovedor de blockchain é a primeira na lista de mão de obra especializada. A segunda da lista é o engenheiro de aprendizado de máquina, uma especialização de conhecimentos profundos da IA. Em seguida vem a Soft-skill, habilidade de comunicação oral, liderança e gerenciamento de tempo, para atuar na área de tecnolologia.

Essas mudanças estão chegando aceleradas. É hora de despertar para essa realidade. Com certeza o mundo não vai se acabar por isso. Mas, a história nos mostra que a mudanaça causa impacto indesejáveis se não tivermos habilidade suficiente. Como a velha frase romana: Se desejas a paz, prepara-te para a guerra.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

"*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website"