O desenvolvimento de Itajaí sempre esteve diretamente ligado à navegação. A localização privilegiada no encontro do rio com o mar trouxe dinamismo à cidade e os investimentos que tem recebido atualmente tem garantido um novo ciclo que projeta um futuro próspero. O município já é considerado um dos maiores complexos portuários do Brasil. Construção civil, indústria naval, setor têxtil, turismo e logística rodoviária e portuária são alguns dos setores em crescimento.
Itajaí faz parte do ranking das maiores cidades de Santa Catarina com resultados econômicos expressivos. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que sua elevada movimentação econômica a coloca como o segundo maior PIB do estado catarinense, atrás apenas de Joinville, e o 43º lugar no Brasil. De acordo com Giovani Testoni, secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda local, o município é considerado o primeiro em movimentação frigorífica do Brasil, o segundo em movimentação de contêineres e o terceiro parque logístico do país. "Podemos considerá-lo um polo logístico exportador e importador com mão de obra qualificada", afirma.
Atrativos
Os incentivos fiscais oferecidos pelo estado e pela prefeitura, que incluem a isenção de impostos e a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), são alguns dos atrativos para a instalação de novas empresas. Além disso, Itajaí conta com uma malha viária privilegiada – rodovias federais BR 101 e 470 e estaduais Antônio Heil (SC-486) e Jorge Lacerda (SC-412). Está localizada próxima a cidades com aeroporto, como Navegantes (3,5 km), Joinville (93,2 km) e Florianópolis (97,1 km). Também tem fácil acesso a Curitiba (220 km), Porto Alegre (540 km) e São Paulo (615 km).