O desenvolvimento de Itajaí sempre esteve diretamente ligado à navegação. A localização privilegiada no encontro do rio com o mar trouxe dinamismo à cidade e os investimentos que tem recebido atualmente tem garantido um novo ciclo que projeta um futuro próspero. O município já é considerado um dos maiores complexos portuários do Brasil. Construção civil, indústria naval, setor têxtil, turismo e logística rodoviária e portuária são alguns dos setores em crescimento.

itajai navio conteiner

Itajaí faz parte do ranking das maiores cidades de Santa Catarina com resultados econômicos expressivos. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que sua elevada movimentação econômica a coloca como o segundo maior PIB do estado catarinense, atrás apenas de Joinville, e o 43º lugar no Brasil. De acordo com Giovani Testoni, secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda local, o município é considerado o primeiro em movimentação frigorífica do Brasil, o segundo em movimentação de contêineres e o terceiro parque logístico do país. "Podemos considerá-lo um polo logístico exportador e importador com mão de obra qualificada", afirma.

Atrativos
Os incentivos fiscais oferecidos pelo estado e pela prefeitura, que incluem a isenção de impostos e a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), são alguns dos atrativos para a instalação de novas empresas. Além disso, Itajaí conta com uma malha viária privilegiada – rodovias federais BR 101 e 470 e estaduais Antônio Heil (SC-486) e Jorge Lacerda (SC-412). Está localizada próxima a cidades com aeroporto, como Navegantes (3,5 km), Joinville (93,2 km) e Florianópolis (97,1 km). Também tem fácil acesso a Curitiba (220 km), Porto Alegre (540 km) e São Paulo (615 km).

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s