Quinta, 28 Março 2024

Desde o tempo das grandes navegações a troca de produtos é presente entre os seres humanos. Isso ocorria através do escambo entre portugueses e índios no Brasil. Além das rotas para as Índias, em busca de especiarias. No poema “Os Lusíadas” é possível notar a época em questão. Sendo assim, com o avanço da tecnologia, criaram-se grandes portos ao redor do mundo. Proporcionando a entrada e saída de mercadorias entre as grandes nações.

Eles são responsáveis por movimentar a economia de um país, pois, são pelos portos marítimos que produtos de grande valia entram e saem do Estado. Dito isso, pode-se considerar mais vantajoso que uma nação exporte mais em relação à importação. Pois, significa que o país está vendendo mais quando se comparado as compras. Gerando mais rentabilidade econômica, aumentando o PIB (Produto Interno Bruto) do país exportador.

Vale lembrar que além de portos marítimos, é possível encontrar aeroportos responsáveis pela troca de mercadorias entre os países. Obtendo a mesma função dos marítimos, esses também são responsáveis pela importação e exportação de produtos ao redor do globo. Muito utilizado pelas companhias, os portos aéreos possuem a mesma funcionalidade, todavia, pode haver mudanças em tarifas de cotações bem como o tempo do trajeto que o produto fará até chegar ao destino final.

O porto da cidade de Santos, localizada ao Litoral Sul da metrópole de São Paulo, é o maior da América Latina. Nele podem-se encontrar armadores (donos de grandes embarcações), responsáveis por levarem mercadorias de altos valores de um país ao outro, além de empresas menores, as quais se habilitam a realizarem cotações para os clientes. Entretanto, economistas se arriscam a dizer que o fluxo de saída e chegada de produtos poderia ser melhor. Apesar de ser um porto muito significativo para todos os países ao sul dos Estados Unidos, sempre há uma maneira de o torna ainda mais ágil e eficiente.

Posto isso, entende-se que os portos marítimos e os aeroportos são de extrema importância para movimentar a economia de um país. Neles é gerada renda para diversos trabalhadores. Sejam eles atuantes nos terminais portuários ou em escritórios ao redor, nas cidades próximas a região. O porto de Santos é muito significativo para todos que com ele atuam. Possui grande capacidade para expandir seus resultados. Sendo de suma importância reconhecer que é por ele que entra grande parte economia brasileira, além de empregos criados através das suas operações.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome