Terça, 23 Abril 2024

As grandes navegações tiveram início durante o século XVI. Com a vontade dos países em expandirem seus territórios e comércio. Rotas para a Ásia e África eram as que mais interessavam os grandes exploradores. Isso acontecia porque durante o período em questão a troca de mercadorias como especiarias e temperos, bem como utensílios do dia-a-dia era uma grande oferta. Assim foi caracterizado o início da globalização. Visto que, o intuito de catequizar novos indivíduos também faz parte do nicho abordado.

A globalização se caracteriza pela troca de mercadorias, cultura e moeda entre os Estados, englobando áreas como comércio, sociologia e economia. Sendo assim, pode-se considerar que a geração contemporânea é extremamente globalizada. A tecnologia teve grande importância nesse feito, pois, ela é responsável por conectar, de diversas maneiras, os cidadãos de países distintos, a qualquer momento.

As maneiras como os Estados se comunicam entre si, no ramo da política, também é característica da globalização, a diplomacia e a demonstração de interesses para uns com os outros é um reflexo da era atual. A Terceira Revolução Industrial ou como também conhecida, Revolução Técnico-Científico-Informacional foi de suma importância para impulsionar áreas da tecnologia, informação e o intercâmbio de idéias quase que no mesmo instante para todo e qualquer lugar do globo. Incluso o transporte de produtos e pessoas. A comunicação referente à logística foi também afetada, ocasionando uma troca mais rápida de mercadorias entre as nações, impulsionando o comércio e a facilidade que esse passou a oferecer.

Enviar cartas aos correios, mandar mensagem pelo celular para um familiar em outro país, postar foto nas redes sociais, assistir a um filme estrangeiro, são características de um mundo altamente globalizado, o qual, a troca de informações e ações acontece repentinamente, sem muitos esforços. Isso porque a internet e os aparelhos eletrônicos foram de extrema importância para que os indivíduos pudessem estar conectados a todo o momento com quem quer que seja aonde for. Entretanto, não somente no pessoal, mas inclusive em áreas maiores, como na logística, no comércio exterior e internacional.

Os dois últimos de grande importância para a economia entre os países. Isso porque, a troca de mercadorias e produtos, se faz essencial às necessidades de cada Estado. Com isso, é possível suprir a mercancia faltante e/ou obter de maneira mais barata. Ofertar também traz renda à nação que mais exporta, ressaltando, que para um país, é mais vantajoso quando se comparado a importação. Sendo assim, entende-se que o comércio de grandes mercadorias, principalmente o que ocorre por meios marítimos e aéreos traz altos números à economia. Podendo ser um grande influenciador do PIB (Produto Interno Bruto) de um país e suas riquezas nacionais. Desempenhando um papel importantíssimo na vida dos cidadãos de cada estado, podendo ser o maior percussor da sociedade atual.

Empresas transnacionais, que se caracterizam por estarem dispostas em diversos países são exemplos de mundo globalizado. Geralmente possuem grande porte, com o foco não somente em um Estado, mas sim, diversos. Possuem a mentalidade de expansão, inclusive entre as pessoas para que nela consumam seus produtos. Grandes donos das embarcações responsáveis por realizarem o transporte de mercadorias de outras empresas são exemplos de transnacionais que ultrapassaram a fronteira do nacional e buscou seus investimentos em diversas nações no globo.

Os chamados blocos econômicos são exemplos de mundo globalizado, eles possuem etapas para conseguirem alcançar o seu estágio máximo. São elas, Zona de Preferência Tarifária, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum, União Política e Monetária. Um dos blocos econômicos mais conhecidos, o qual obteve resultado muito positivo foi a União Européia, a qual se consolidou extremamente bem. Englobando diversas nações do continente europeu. Nela, os países se auxiliam na troca de mercadorias. Além do intercâmbio enorme de diferentes pessoas transitando em diferentes territórios para trabalhar.

A globalização pela cultura se dá para o avanço da influencia ê que muitas nações podem acarretar em outras. Os chamados grupos musicais são também responsáveis. Cantores adolescentes e atores de seriados são famosos mundialmente, muitas vezes sem ao menos conhecer pessoalmente o país que fazem sucesso com seus trabalhos. Isso se caracteriza pela quebra de fronteiras que a globalização se faz. Bem como a rapidez quase que instantânea que as informações acabam chegando para todos os cantos do globo, ocasionando uma comunicação muito mais ágil e eficaz.

Bem como para o comércio que teve suas barreiras rompidas para com a globalização. De acordo com a necessidade de uma determinada empresa, o produto em questão pode ser facilmente entregue vindo de qualquer parte do globo e vice-versa. As empresas se tornam transnacionais e dificilmente uma mercadoria, exemplo, um carro, terá todas as suas peças de apenas um único determinado país. Assim, sua produção é barateada, algo vantajoso para as empresas e o comércio. O que pode acarretar em um aumento da produção e maior diversidade de mercadorias para quem as consomem.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome