Sexta, 26 Abril 2024

O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ) e a Secretaria de Portos da Presidência da República - SEP/PR lançam nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 9 horas, o Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade – CIRPS, na sede do Itamaraty, em Brasília. O objetivo do CIRPS é promover a temática de sustentabilidade dos portos e suas correlações com a sociedade e o meio ambiente. Também tem a missão de gerar, organizar e disseminar informações científicas tecnológicas de qualidade e excelência.

Foto: Appa

CIRPS desenvolverá modelos de qualificação no segmento portuário

O lançamento será realizado durante o Seminário Portos e Sustentabilidade, que contará com a participação, entre outros, do diretor do Departamento de Revitalização e Modernização Portuária da SEP, Antônio Maurício Ferreira Netto; do Diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias da SEP, Luís Claudio Santana Montenegro; do coordenador executivo do IVIG/COPPE/UFRJ, Marcos Freitas; coordenador técnico-executivo do IVIG/COPPE/UFRJ, Aurélio Murta; de representantes da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Alexandre Leal; da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Danyelle Stringari; da Universidade Federal de Pernambuco, Gilson Lima Silva; do criador da Janela Unica Portuária (JUP) de Portugal, José Canão, a JUP é uma plataforma atualmente utilizada por todas as autoridades e agentes econômicos e integrada de forma eletrônica com as plataformas da Alfândega, com a Base de Dados Nacional de Navegação Marítima e com o sistema SafeSeaNet da EMSA; Carina Reverter Sanchez, da empresa Tradebe, que apresentará resíduos típicos de portos na Europa e forma de tratamento.

Na oportunidade, a SEP entregará ao Ministério de Meio Ambiente/IBAMA o Banco de Dados Georreferenciado de Qualidade dos Sedimentos de Dragagem de 18 portos brasileiros: Sistema de Monitoramento Ambiental Portuário  - MoniPort, que foi produzido pelo IVIG e contribuiu para a revisão da Resolução CONAMA nº 344/04, em 2012.

O evento também abrigará a reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas - FBMC, que vai debater a implementação do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas do Transporte, trazendo ao centro do debate a importância do Setor Portuário no Transporte Nacional. O encontro contará com a participação do secretário Executivo do Fórum e diretor da COPPE/UFRJ, professor Luiz Pinguelli Rosa; do Secretário Carlos Augusto Klink, da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, entre outros..

PROGRAMAÇÃO

8h30    Credenciamento e Café de Boas Vindas

9h às 10h: Abertura: Lançamento do Centro Internacional de Referência de Portos e Sustentabilidade

10h às 11h30: Mesa Redonda: Sustentabilidade Global - Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas do Transporte e a Relevância do Setor Portuário

11h30 - 13h: Mesa FBMC: As Negociações Internacionais sobre Mudança do Clima a Luz dos Resultados da COP-19

13h – 14h - Intervalo para Almoço

14h às 15h: Mesa Redonda: Boas Práticas Portuárias em Resíduos e Efluentes

15h30 às 17h: Mesa Redonda: Portos, Informação e Sustentabilidade

17h – Encerramento

SERVIÇO

Data: 5 de dezembro de 2013

Horário: de 9 às 17h

Local: Auditório Wladimir Murtinho do Ministério das Relações Exteriores, Palácio Itamaraty - Esplanada dos Ministérios - Bloco H -Brasília/DF.

Informações para a Imprensa:

Cláudia Moreira – 21- 99978-6486 // 21-3212-1000

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome