Sexta, 29 Março 2024

O Brasil vai continuar baseando sua expansão energética nas fontes renováveis nos próximos dez anos. A capacidade instalada de geração de energia elétrica deve ser ampliada em 73 mil MW (megawatts) até 2024, com metade desta expansão baseada em fontes renováveis. 

Desses 73 mil MW de energia nova, 62,1 mil MW serão de energias renováveis, sendo 27,2 mil MW de hidrelétricas, 18,9 mil MW de energia eólica e 16,4 mil de outras fontes, como pequenas hidrelétricas, biomassa e solar.

Para fazer essa expansão, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) prevê investimentos de R$ 1,4 trilhão nos próximos dez anos. A estimativa consta no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2024), disponível para consulta pública até o dia 7 de outubro.

Sobre a origem dos recursos, 70% virão do setor de petróleo e gás, 27% do setor elétrico e cerca de 3% do setor de biocombustíveis.

O PDE 2024 é um plano que reúne as projeções para o setor elétrico do País e a expansão de 55% na capacidade instalada de geração de energia no Brasil.

Entre os principais empreendimentos que deverão entrar em operação nos próximos anos está a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. As fontes não renováveis responderão por apenas 11,4 mil MW. Com isso, a participação dessas fontes na matriz energética brasileira cairá de 16,3% para 16%.

O plano também estima que a produção de petróleo nacional dobre dos 2,5 milhões de barris por dia para cerca de 5 milhões até 2024, principalmente por causa da camada pré-sal. A demanda interna deverá chegar a 3 milhões de barris, o que permitirá um excedente para exportação de 2 milhões de barris por dia.

A produção de etanol deverá crescer 52%, passando de 29 bilhões de litros para 44 bilhões de litros por ano. Já a produção de gás natural aumentará de 56 milhões de metros cúbicos por dia para 99 milhões.

Fonte: 

Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e do Ministério de Minas e Energia

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome