Sexta, 26 Abril 2024

Militares brasileiros apresentaram ficha de cooperação para apoio técnico-gerencial da França no Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (Pese). O documento estabelece a parceria entre o Ministério da Defesa (MD) e a Direção Geral de Armamento (DGA) – órgão da nação europeia. O material será objeto de estudo da comitiva francesa.

A iniciativa aconteceu durante a reunião do Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-França, realizada em Paris, na semana passada. Na ocasião, a equipe brasileira foi coordenada pelo vice-chefe de Assuntos Estratégicos do MD, almirante José Carlos Mathias, que enfatizou a já longínqua parceria entre os dois países.

Foto: Comitiva brasileira
Reunião Brasil-França debateu sobre programa espacial, criado para atender necessidades das Forças Armadas e da sociedade brasileira
Reunião Brasil-França debateu sobre programa espacial, criado para atender necessidades das Forças Armadas e da sociedade brasileira

“Dividimos ideias e progresso tecnológico há muito tempo. Não por acaso, Alberto Santos Dumont, pai da aviação e inventor do avião, triunfantemente subiu aos céus no Campo de Bagatelle, nessa bela ‘Cidade-Luz’. Hoje, passados mais de cem anos deste feito, vemos Brasil e França a desenvolver parcerias, agora, na conquista do espaço”, disse Mathias.

A delegação francesa ficou a cargo do subdiretor da Europa Central e Oriental e América do Sul da DGA, general Hubert L’ebraly. De acordo com ele, o principal objetivo do grupo de trabalho foi definir o futuro da cooperação franco-brasileira em defesa. O general mencionou que o Brasil ocupa um lugar de destaque, dentre vários países com os quais a França atua.

Programa espacial 

O Pese foi criado para atender necessidades estratégicas das Forças Armadas e da sociedade brasileira. A responsabilidade pelo projeto é da Defesa, por meio da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE).

Uma das missões do programa é prover infraestrutura espacial para ser usada no Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAZ), no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), no Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra), no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), entre outros.

Reunião

Durante o encontro, foram debatidos, também, assuntos como a elaboração de acordo entre os dois governos no âmbito de pesquisa e tecnologia em defesa, que tramita via diplomática. Sobre isso, houve o desenvolvimento de roteiro para cooperação dos institutos e centros de pesquisa e tecnologia brasileiros e franceses.  

Foto: Comitiva brasileira
General francês lembrou que o Brasil é destaque em parcerias com seu país
General francês lembrou que o Brasil é destaque em parcerias com seu país

Ainda fez parte da pauta a intenção da nação europeia de realizar treinamentos de enlace com as estações terrestres do Syracuse (equipamento de telecomunicações militares da França), utilizando o Sistema Brasileiro de Comunicação Militar por Satélite (Siscomis). A equipe do Brasil disse estar disponível e vai aguardar a confirmação do estabelecimento dessas estações na Guiana Francesa e posterior solicitação para conduzir o teste.

Outro tema levantado foi a possível aquisição do blindado Guarani, no modelo 4x4, já em processo licitatório conduzido pela Diretoria de Material do Exército Brasileiro. A França participa do certame com a versão do Sherpa, da Renault Trucks Defense.

Estiveram presentes na reunião, o encarregado de Negócios da embaixada do Brasil na França, ministro Achiles Zaluar Neto, e oficiais das três Forças Armadas que integram subcomissões de cooperação de defesa, naval, terrestre e aeronáutica. Assessoria do Ministério da Defesa

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome