A Athenas Tecnologia em Logística vai apresentar na Intermodal, de 04 a 06 de abril, no Transamerica Expocenter, em São Paulo, as principais funcionalidades dos módulos Engeni.US, Altom.US e Optim.US, que integram a plataforma TOS+, de automação portuária. Para mostrar como é a visualização do sistema, a empresa está levando um protótipo de interação virtual em 3D, através do qual se poderá ver o pátio e um navio de um terminal.
Com a função de realizar uma integração inteligente, o Engeni.US é a base do TOS+ e utiliza Internet das Coisas para fazer os equipamentos de um terminal logístico se comunicarem entre si. A tecnologia tem como objetivo principal atuar na melhoria de eficiência do negócio, por meio da redução do fluxo de papeis em até 95%, dos custos operacionais em até 15% e de overhead em até 35%, entre outros.
“É o Engeni.US que torna possível a comunicação com o OCR, recebendo os dados da placa do veículo que está entrando num terminal pelo gate. Se o caminhão é autorizado, a cancela se abrirá automaticamente e a entrada do veículo será registrada. Ou seja, o TOS+ trabalha para orquestrar as várias máquinas envolvidas na operação para que elas possam realizar suas tarefas e informar o status de suas ações de forma integrada”, explica Marcos Barcellos, CEO e sócio da Athenas.
Já o Altom.US é responsável pela automação do fluxo operacional e documental das cargas de importação e exportação. Ao integrar o sistema a todos os portais necessários, como o da Receita Federal e Siscomex, e organizar os processos de agendamento, envio e recebimento de documentos e autorizações, Baplie, etc., a automação se torna completa. A equipe dos terminais é liberada das atividades repetitivas e rotineiras e consegue se dedicar a solucionar questões que dependem de análises e decisões mais complexas.
Já o Optim.US, por sua vez, é a interface de planejamento e operação em 3D do TOS+. Através dele, o TOS+ permite a visualização e execução das operações nos pátios e embarcações em realtime. Assim, o planejador pode acessar informações do que está acontecendo no terminal e consegue trabalhar a otimização operacional de forma automática ou manual. “Além de agilidade, o operador ganha em produtividade, pois o sistema contém algoritmos matemáticos e pode indicar as melhores formas de posicionar as cargas ou a maneira mais eficiente de fazer um carregamento, por exemplo”, cita Barcellos.
Na Intermodal, a Athenas vai mostrar também o salto de inovação tecnológica que o TOS+ proporciona, além da flexibilidade de extensão por meio de plugins. O sistema está preparado para atender desde um pequeno terminal até multiterminais, com diversos modais e tipos de carga.