O ano de 2016 deve despontar como um dos melhores para a expansão dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos nos últimos 20 anos. A aposta é da superintendente da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), Roberta Marchesi, que se baseia no número de obras entregues ou em fase de conclusão, entre elas a Linha 4 do Metrô e a 1ª fase do VLT do Rio de Janeiro, a extensão do VLT da Baixada Santista e a 1ª fase da Linha 2 do Metrô de Salvador.
“Esse resultado mostra a força do setor. As médias e grandes cidades já perceberam que não há outra solução para resolver os problemas de mobilidade urbana que o investimento em um sistema estruturante de transporte de massa, que oferece qualidade de vida e ambiental para a população”, afirma Roberta.
Roberta cita também os outros 18 projetos em execução pelo País, que somam 271 km e que devem ser entregues em etapas, até 2020. “Apesar do momento de recessão econômica e restrição orçamentária, temos a vantagem do transporte sobre trilhos ser um setor prioritário para os estados. Então, acreditamos que esses projetos em andamento terão seus cronogramas cumpridos”, afirma.
Para 2017, além da continuação das obras já em execução, a expectativa é a confirmação de parcerias entre o governo e a iniciativa privada (as PPPs). “Dos 18 projetos em execução no País, 60% já estão na modelagem de PPPs. Esperamos que para o próximo ano outras linhas tradicionalmente operadas pelo poder público sejam concedidas à iniciativa privada, uma tendência que já observamos acontecer e que é benéfica para a desoneração dos cofres públicos e para um desenvolvimento mais rápido dos projetos”, diz a superintendente da ANPTrilhos.
Em novembro, a ANPTrilhos estará presente na NT Expo - 19ª Negócios nos Trilhos, principal evento do setor de transporte metroferroviário da América Latina, realizado de 8 a 10 de novembro no Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho, em São Paulo. Na ocasião, será discutido a potencialidade do modal e apresentadas ao mercado as últimas tendências e inovações em equipamento, tecnologias, infraestrutura e serviços para todo o setor de transporte de cargas e passageiros.
Roberta chama a atenção para a importância de o setor reunir-se e discutir soluções comuns para as diferentes modalidades de transporte. Por isso, na visão dela, eventos como a NT Expo - Negócios nos Trilhos são estratégicos, pois aproximam todos os stakeholders em um ambiente orientado ao debate e aos negócios.
Para mais informações e o credenciamento de visitantes, acesse o sitewww.ntexpo.com.br