Sim, o país enfrenta a maior crise dos últimos vinte anos, e os transportadores estão entre os que mais sofrem com esta condição econômica.
Por causa disso, vejo muita gente olhando apenas para o valor do frete, sem realmente entender se vale a pena ou não prestar tal serviço.
É claro que é preciso trabalhar, afinal as contas vencem todos os meses, e as vezes parece que não temos muitas escolhas.
Porém deixar de fazer o cálculo de fretes pode ser algo bem perigoso.
A composição dos custos diretos (fixos + variáveis) da frota, além dos custos indiretos (administração) precisa ser feita ao menos uma vez por mês.
Com a inflação batendo à nossa porta, todos os meses temos variações nos custos, e por isso eles precisam ser revisados constantemente.
Fazer o cálculo de fretes não é algo tão complexo assim, e por isso mesmo você não pode deixar de realizar esta rotina.
Caminhoneiros autônomos
Se você é um caminhoneiro autônomo, então procure entender os seus custos por dois ângulos: tempo e distância.
Toda vez que seu custo for fixo, o cálculo precisa ser feito pensando no tempo (dias, semanas, meses, anos).
Toda vez que seu custo for variável, o cálculo precisa ser feito pensando na distância (km rodados ida e volta).
Custos fixos
Então vamos ver quais são os custos fixos que seu caminhão tem:
- Depreciação de veículos;
- Remuneração de Capital;
- Licenciamento, IPVA e Seguro Obrigatório;
- Seguro do Casco do Veículo.
Para calculá-los, eu sugiro que você pegue o valor total de um mês, e divida pelo número de dias que você normalmente trabalha (padrão são 22 dias).
O resultado será o custo fixo do seu caminhão por dia, e com essa informação você sabe quanto gasta todos os dias, rodando ou parado.
Custos Variáveis
No caso dos custos variáveis, são eles:
- Combustível;
- Arla 32;
- Pneus;
- Manutenção do veículo;
- Lubrificantes;
- Lavagens e graxas.
E para calculá-los por km rodado, eu sugiro que você pegue um período maior, 30 dias para diesel, arla, lubrificantes e lavagens, e 90 dias para pneus e manutenções.
Você precisará registrar quantos km rodou neste período, para que você possa fazer a conta.
Custo total direto
Sabendo quanto você tem de custo por dia (custos fixos) + o valor do seu custo por km rodado (custos variáveis), você será capaz de avaliar exatamente o seu custo toda vez que for fazer um novo frete.
Esse é o seu custo total direto (fixo + variável).
Só não esqueça que, além dos custos citados, você ainda tem alguns custos indiretos, como:
- Contador;
- Telefone;
- Despesas de viagem;
- Impostos.
Empresas
Já para as empresas os custos são maiores, pois precisam:
- Garantir ao embarcador a segurança da carga (GRIS, Seguro);
- Pagar outros impostos (PIS, COFINS, CSSLL, IRPJ);
- Arcar com a mão de obra do motorista + todos os benefícios previstos em lei;
- Sustentar uma administração do negócio (aluguel, energia, telefone, funcionários).
E essa é só uma ideia, dependendo do tamanho da empresa de transportes os custos aumentam ou diminuem.
Por que calcular se o mercado não paga?
Na minha opinião, o cenário do nosso país não vai voltar aos tempos melhores nem em 2017.
Por isso, você tem duas escolhas:
- Continuar trabalhando da forma como está mesmo, apenas pagando as contas (ou talvez nem isso), deixando de calcular o frete para não sofrer ainda mais;
- Calcular o frete como se deve fazer, e talvez com o resultado encontrado você tire dentro de você as forças para buscar alternativas.
O mercado nunca vai ser ruim para todos, sempre existem oportunidades que ninguém te conta, mas para que elas apareçam você precisa estar no lugar certo e na hora certa.
O lugar e hora certas só aparecem para quem está preparado, e por isso te digo que, como primeiro passo, comece a se preparar calculando adequadamente os seus custos.
Se você tem dificuldades em encontrar bons fretes conte nos comentários abaixo, me diga qual tipo de carga você puxa.
Forte abraço.
Ed Trevisan