Imagem de Shubham Dhage no Unsplash
“Blockchain” é o nome dado a um tipo de tecnologia utilizado para proteger informações de maneira transparente e descentralizada, sendo usada particularmente em pagamentos que utilizam as criptos.
De acordo com dados de uma pesquisa da plataforma DemandSage, o número de pessoas no mundo que fazem uso da tecnologia blockchain já ultrapassa meio bilhão. Mais ainda? A tendência é que esses números cresçam ainda mais, considerando dados mais reduzidos apresentados em anos anteriores. O que se há é uma adoção cada vez maior de tecnologias que ocupam espaços de importância no que chamamos de “logística global”, como já explicamos em nosso artigo sobre gestão da cadeia de suprimentos: o gerenciamento e o transporte de produtos, serviços e informações nos espaços físicos e digitais ao redor do mundo. A blockchain, é claro, ocupa papel primordial nisso.
Mais do que apenas um tipo de tecnologia existente para propiciar transações com criptomoedas, o que se há é uma alternativa que vem ganhando espaço por inúmeros motivos. E a blockchain é só a ponta do icebergue, abrindo possibilidades para uma série de outras tecnologias bastante relevantes. Nesse conteúdo, abordaremos como a blockchain está ajudando a aumentar a transparência e também a eficiência na cadeia logística. Entre o rastreio de cargas, pagamentos internacionais, elaboração de contratos digitais e maior segurança durante transações, há muito o que pode ser explorado no tópico.
4 maneiras como o blockchain influencia a logística de transporte global
Considerando tudo o que falamos durante os parágrafos introdutórios, nós elaboramos uma breve lista com 4 maneiras como a blockchain (e demais tecnologias) influenciam a logística de transporte global. São exemplos diretos e simples, os quais nos ajudam a compreender melhor esse assunto.
1. Ligação direta com as criptomoedas e as tecnologias de segurança
A primeira maneira como as tecnologias estão influenciando a logística global está na ligação com as moedas digitais e os métodos de segurança. A blockchain, por exemplo, pode ser usada para fins de rastreamento de objetos, mas também para a realização de transações utilizando criptomoedas. Nesse mesmo contexto, há a possibilidade de conferir o gráfico Bitcoin hoje em plataformas como a Binance, permitindo saber o melhor momento para realizar câmbio. Mesmo para quem não lida com criptomoedas, a segurança proporcionada pelas tecnologias faz uma grande diferença no dia a dia.
Esses gráficos são mais do que simples representações visuais de preço: eles refletem o comportamento do mercado e servem como um termômetro global da confiança nas moedas digitais.
No contexto logístico, compreender essas variações pode auxiliar empresas que operam com pagamentos internacionais a minimizar perdas cambiais e planejar melhor seus custos de transporte. Assim, o uso de dados em tempo real e a transparência da blockchain tornam-se aliados estratégicos não apenas no setor financeiro, mas também na eficiência e previsibilidade das operações de comércio exterior.
2. Maior transparência e redução em possibilidades de fraudes online
Seguindo o tópico “segurança” explorado no item anterior, nós temos a blockchain como facilitadora na redução de fraudes. Isso acontece pela própria maneira como a tecnologia funciona, mas também pelo elemento “descentralizador”, o que significa a separação entre o dinheiro e grandes instituições.
Ao mesmo tempo, há uma maior transparência, o que afeta diretamente a logística global de comércio através da internet. Contratos podem ser feitos digitalmente e protegidos pela blockchain; e esse é só um dos múltiplos exemplos de como novas infraestruturas digitais influenciam o comércio global online.
3. Eliminação de barreiras geográficas com soluções descentralizadas
Nós vivemos num mundo globalizado, mas isso não significa que as barreiras geográficas não existam, pelo contrário! Considerando o fato de que somos dependentes de instituições financeiras, governos e empresas privadas para compras, vendas e demais transações, de certa forma ainda somos “reféns”.
Mais uma vez, a tecnologia blockchain surge como uma solução, em especial quando associada às criptos, as quais independem de países e instituições. Isso não significa dizer que transações online são completamente independentes, mas o nível de controle individual é imenso quando comparado.
4. Redução de certos custos operacionais associados ao que é físico
A redução de custos operacionais no transporte de produtos está diretamente ligada às questões de sustentabilidade. Quando trocamos o físico pelo digital, eliminamos o que seria gasto com a produção ao mesmo tempo em que o lixo resultante também é menor. Isso é outro elemento bastante positivo!
Ao invés de um contrato de transporte de mercadorias físico, por que não um contrato assinado por meio digital e protegido pela blockchain? Ao mesmo tempo em que indivíduos e empresas reduzem gastos desnecessários, danos causados ao meio ambiente também são tremendamente diminuídos.
E essas são apenas 4 dentre as múltiplas formas como a infraestrutura digital cria novas economias a partir de tecnologias, transporte e logística global. Com os avanços em escala global, não será uma surpresa se, daqui a alguns anos, a lista for ainda maior. O que o futuro reserva, só o tempo nos dirá!









