Uso inteligente do cartão de crédito: como evitar gastos por impulso?
Detalhes
Flávio Resende
Categoria: Notícias Corporativas
O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros. Isso se deve, principalmente, à praticidade que ele traz para quem prefere pagar algo usando algum tipo de parcelamento ou às vezes está sem dinheiro suficiente no débito. Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito constatou que 57% dos brasileiros com acesso à internet fazem compras usando um cartão de crédito.
Entre os muitos motivos que levam as pessoas a terem um cartão de crédito, podemos dizer que o principal deles é o maior prazo de pagamento e a possibilidade de parcelamento de determinadas compras que apresentam valores mais altos. Como esse número de usuários cresce a cada dia, novas tecnologias estão sendo introduzidas para melhorar a experiência de quem está usando o cartão — existe até mesmo uma instituição para a personalização do cartão de crédito.
No entanto, apesar de ser uma ferramenta que serve para ajudar as pessoas, é necessário utilizar o cartão de crédito de uma maneira inteligente para que os seus gastos sejam feitos com consciência. Afinal, gastos excessivos não são um bom sinal, eles podem acabar comprometendo o seu orçamento e te deixando em apuros. Por isso, se você tem um cartão de crédito, a melhor maneira de mantê-lo por muito tempo é utilizando-o com inteligência.
Confira algumas dicas que vão ajudar você a evitar gastos desnecessários no cartão de crédito. Dessa forma, você vai poder usar o cartão de uma maneira mais inteligente e certeira.
Entenda seus limites financeiros e tenha metas
Antes de mais nada, o mais importante é entender seus próprios limites financeiros e qual o seu perfil financeiro. Isso ajuda a entender quais são as suas verdadeiras prioridades na hora de comprar alguma coisa. Sabendo qual é o seu limite de crédito, tenha metas realistas em torno desse valor e pense também no quanto você recebe e se as outras contas serão pagas sem nenhum problema. Dessa forma, você consegue analisar com mais clareza o que é viável dentro do seu orçamento, evitando gastos que podem levar a um grande endividamento.
Tenha um orçamento mensal
Outra dica que pode ajudar a ter um uso mais consciente do cartão de crédito é montar um orçamento mensal. Nele, você inclui todas as suas despesas que são fixas e quanto você tem disponível para gastos extras. Dessa maneira, você consegue se manter fiel ao quanto tem e não gasta mais do que deve, fazendo com que gastos desnecessários sejam evitados. Ter um orçamento mensal serve como um guia que ajuda a controlar todas as compras que são feitas no mês.
Crie prioridades de gastos
Outra ação que pode ajudar a ter um uso mais inteligente do cartão de crédito é entender quais são as suas prioridades financeiras e com o que você realmente quer investir o seu limite de crédito. Na hora de montar sua lista de prioridades, pense em gastos que realmente são necessários e deixe de lado gastos que são dispensáveis e apenas influenciam você a gastar dinheiro sem necessidade.
Evite o parcelamento excessivo
O parcelamento excessivo é um dos maiores problemas de quem tem um cartão de crédito. Embora seja uma opção conveniente na maioria das vezes, não é a melhor decisão quando a intenção é usar o cartão com mais inteligência. Assim, evite parcelar compras pequenas ou parcelar compras por períodos muito longos, isso costuma resultar em juros excessivos e também descontrole financeiro, o que pode acabar comprometendo todo o seu orçamento mensal.
*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.