O futuro da conectividade pode ser ainda mais eficiente quando o 5G conseguir evoluir para a conectividade 6G, que possivelmente mudará a forma como nos conectamos.
O avanço tecnológico é uma jornada contínua, e o próximo passo nessa trajetória, agora que o 5G já está conseguindo se instalar no mundo todo, é o 6G: a sexta geração de redes móveis. Embora ainda envolto em certo mistério, já é possível vislumbrar algumas das características marcantes que prometem redefinir toda a experiência de conectividade com essa tecnologia que pode vir a qualquer momento.
Em um mundo onde o 5G começa a se consolidar, é intrigante imaginar o que aguarda as comunicações móveis na próxima década. Mas uma coisa é certa: com a inovação tecnológica, também surgem riscos, e tanto no atual cenário quanto futuramente, não deixar de baixar VPN para usufruir de uma internet segura deve estar na lista de prioridades de todo usuário de internet.
Quem não conhece a VPN, que é a abreviatura de Virtual Private Network, deveria correr agora para entender melhor todos os benefícios que uma boa VPN tem a oferecer, benefícios esses que abrangem desde proteção de ponta até conseguir ter privacidade online e segurança em redes públicas, algo bastante interessante para quem viaja bastante.
Ao verificar o extenso número de benefícios de uma VPN, ainda é possível encontrar o famoso acesso a conteúdos bloqueados geograficamente, contornando algumas restrições e a navegação no anonimato, mascarando totalmente o IP e preservando a identidade online. Em um cenário de internet avançada, contar com a segurança avançada é o mínimo dos detalhes, não é mesmo?
Porém, voltando ao real assunto, a seguir, será possível conferir em primeira mão, todas as informações relevantes sobre o 6G.
Velocidade descomunal aguarda a todos no futuro
Se há uma promessa que define o 6G é a velocidade. Assim como foi visto nas transições anteriores de 3G para 4G e de 4G para 5G, a expectativa é que o 6G leve a velocidade de navegação a patamares inimagináveis. Operando na banda de
frequência de terahertz, essa tecnologia almeja fornecer uma taxa de dados de pico de 1.000 gigabits/s, com uma latência inferior a 100 microssegundos.
Para se ter uma ideia do que isso significa, trata-se de uma velocidade 100 vezes superior à oferecida pelo 5G, que atualmente é a internet móvel mais rápida. Essa rapidez exorbitante não apenas transformará a forma como consumimos conteúdo, mas também abrirá portas para aplicações inovadoras, como realidade virtual aprimorada, streaming ultra-HD sem interrupções e comunicações ultraeficientes, no mínimo.
Maior conectividade
Contrariando a crença comum, a conectividade proporcionada pelo 6G não será limitada apenas aos dispositivos celulares. Uma parcela significativa dessa capacidade será direcionada para atender à crescente demanda da internet das Coisas (IoT). Com a expectativa de que o mercado de IoT alcance receitas de US$ 318 bilhões este ano, esse impulso permitirá a conexão de uma variedade impressionante de dispositivos inteligentes.
Dados divulgados pela própria Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) projetam um crescimento anual composto de 20%, abrangendo softwares, serviços, conectividade e dispositivos.
Carros, drones, servidores remotos, edifícios inteligentes, relógios, sensores em roupas e uma infinidade de outros dispositivos estarão interconectados, impulsionando a conectividade a um novo patamar que, atualmente, está fora de nossa realidade.
Baixa latência para transmissões rápidas e eficientes
Outro ponto interessante vai para os gamers e também quem vive em videoconferências. Se a latência já foi reduzida de 50 milissegundos no 4G para cinco milissegundos no 5G, o 6G promete elevar essa eficiência a um novo nível. Com latência estimada entre um milissegundo a um microssegundo, até cinco vezes menor que a do 5G, o 6G permitirá transmissões massivas de dados em menos de um segundo.
No entanto, vale lembrar que todas as informações até o momento são meras especulações pois, na realidade, não tem como saber todos os benefícios que o 6G poderá proporcionar para o mundo. Entretanto, é importante ressaltar que a tecnologia já vem sendo discutida, e que se preparar para ter segurança nessa conexão que será absurdamente rápida já é algo que pode começar agora.