Startup estima crescimento de 800% em receita em 2023, por meio de retenção para empresas, infoprodutores, eventos e escritores
A gamificação provou-se uma metodologia eficaz e vem impactando o mercado de modo geral, que aposta cada vez mais em estratégias gamificadas a fim de aumentar o engajamento de times e melhorar a experiência do usuário. Entendendo esse movimento, empreendedores mineiros criaram a TuTo Digital, empresa de gamificação que soluciona a dor do engajamento e educação para empresas, eventos, escritores e infoprodutos, com o propósito de melhorar o aprendizado em treinamentos corporativos, cursos, aulas, em eventos e livros. A startup projeta fechar 2023 com R$ 4,5 milhões em contratos e crescimento de 800%.
Fundada em 2021 por Thiago Silva e Gustavo Amaral, a TuTo desenvolveu uma plataforma web e aplicativo white label para quatro principais públicos: Empresas (treinamentos corporativos, onboardings, processos de gestão de pessoas e treinamento e desenvolvimento); Eventos (palestras, congressos, mentorias, imersões e fóruns); Infoprodutos (para melhorar o engajamento e aprendizado dos alunos, além de ser usado na captação de leads para lançamentos); e Livros (para aumentar a taxa de conclusão de leitura, a absorção dos conteúdos e estreitar o relacionamento com o leitor). Para infoprodutores, por exemplo, a plataforma auxilia na redução do custo de aquisição de clientes (CAC) e aumenta o valor vitalício (lifetime value).
“Tanto para empresas, como para escritores e infoprodutores, garantir a retenção, capacitação e motivação da audiência é de extrema importância. Dizemos que isso é o que define a qualidade e continuidade do relacionamento. Nas empresas, o baixo engajamento se traduz em alta rotatividade, aumento de despesas e retrabalhos. Enquanto uma experiência gamificada reduz custos e impulsiona a produtividade e desenvolvimento profissional dos colaboradores”, explica Thiago Silva, COO e cofundador da TuTo Digital. Entre os principais clientes e parceiros da startup mineira estão Samsung, Grupo Primo, Editora Gente, Continental Pneus, Syngenta, Multiplan, Aliansce Sonae BR Malls, Leroy Merlin, Bold, Desinchá e muitos outros.
A solução da empresa vem no formato de Jornadas de Conhecimento. Dentro de cada jornada, existem diferentes tipos de atividades para gerar conhecimento e engajamento nos participantes. Entre elas, estão as Trilhas: Momentos de apresentação e validação dos materiais e conteúdos, por meio de quizzes e perguntas abertas. Há, também, as Missões, que são desafios a serem executados, tanto no mundo virtual, quanto no real. Além disso, a plataforma conta com Rankings - que incentivam e a competição saudável entre os participantes, e a Loja de Prêmios, que permite a troca das moedas acumuladas nas Jornadas por diversas recompensas e prêmios.
Por serem uma startup movida a dados, a plataforma da TuTo ainda conta com uma Área do Gestor, que permite o controle e metrificação de tudo que acontece na plataforma, gerando dados completos para análise e tomada de decisões. A expectativa da empresa é encerrar o ano com R$4,5MM em contratos, registrando um crescimento acelerado. Para isso, a empresa acaba de desenvolver novas funcionalidades em sua plataforma, baseadas em inteligência artificial proprietária, com foco em melhorar as trilhas de aprendizagem e desafios criados pela empresa.
Sobre a TuTo Digital
Fundada em 2021 por Thiago Silva e Gustavo Amaral, a TuTo Digital (www.tutodigital.com.br) desenvolveu uma plataforma web e aplicativo white label, que tem como propósito resolver a dor do engajamento. A startup tem quatro frentes de atuação e desenvolve soluções para empresas, eventos, infoprodutos e livros. Entre os principais clientes da TuTo estão Continental Pneus, Syngenta, Bold, Multiplan, Aliansce Sonae BR Malls, Grupo Primo, Desinchá, Leroy Merlin e Samsung.