Sexta, 22 Novembro 2024

O ano mal começou e já temos muitas novidades para a área do marketing digital. Isso deve-se ao fato de que além da globalização, o crescimento do mundo digital durante a pandemia foi gigante.

Ao invés de sair de casa, as pessoas passaram a preferir pedir pelo seu computador ou smartphone. Desde comida até utensílios básicos como roupas, calçados, e eletrodomésticos.

Hoje é muito difícil pensar em uma empresa que não esteja na web. Seja pelo menos nas redes sociais, é imprescindível se conectar para conquistar os clientes.

Esta nova necessidade trouxe à tona várias formas novas de se fazer marketing. Google Ad’s por exemplo, é uma forma direta e eficaz de conquistar leads qualificados para vender mais.

Porém configurar uma campanha Ad’s não é tarefa fácil, muito menos recomendado para leigos no assunto, pois caso errem algo importante da campanha, todo o dinheiro investido pode ir para o ralo sem trazer retorno algum.

O mesmo acontece no SEO (search engine optimization). Nesse caso, também chamado de tráfego orgânico, precisa ser muito bem trabalhado por profissionais qualificados para gerar resultados.

Por sorte, hoje em dia é possível aprender SEO online sem precisar sair de casa. Nesse caso, você consegue adquirir uma boa base para que consiga pelo menos não ser enganado por profissionais desqualificados.

Embora o marketing digital seja uma área ampla de atuação, hoje vamos falar sobre as novidades para 2023. Siga a leitura para saber o que esse ano promete para o marketing digital!

I.A. veio para ficar e ajudar

Muito vem se falando sobre ChatGPT e outras ferramentas baseadas em inteligência artificial. Mas na prática, para que servem estas ferramentas?

Na pratica, você pode usar a inteligência artificial para criar campanhas bem elaboradas de marketing para seus clientes. Enquanto algumas pessoas estão preocupadas que a ferramenta irá tirar seus empregos, na verdade é muito pelo contrário.

Para utilizar o potencial da inteligência artificial no marketing, o usuário precisa ter ampla experiência, para saber o que pode ou não pode exigir dela. Além disso, o que ela pode fazer não é o X da questão, mas sim “como” fazer.

Isso porque as I.A’s funcionam com aprendizado. Você não pode simplesmente escrever “faça uma campanha de Google Ad’s para uma empresa do nicho X”.

Ao invés disso, o certo é o profissional ir conversando e contando sobre a empresa, nicho, onde está localizada, e outras informações importantes. Então você começa pedindo para a ferramenta aos poucos elaborar cada parte da campanha.

Isso é importante pois caso ela erre, e isso é bem comum, você pode corrigir sem ter que voltar desde o início da configuração da campanha.

Google muda diretriz e UX passa a ser mais importante

Uma das grandes novidades no mundo do marketing é justamente a UX. User Experience (experiência do usuário) tornou-se um fator decisivo na hora de ranquear o seu site.

Antes os backlinks eram um fator de peso, e embora ainda sejam, o Google atualizou as diretrizes de seu algoritmo para identificar a qualidade dos conteúdos e entender se determinado site e suas páginas realmente são importantes para o usuário.

Dessa forma, se suas páginas satisfazem a intenção e busca dos usuários do principal motor de busca da internet, então provavelmente terá um ranqueamento mais alto que os que não satisfazem, mesmo que tenha menos backlinks.

Isso mostra como é importante otimizar conteúdos e estar atento à qualidade dos textos. Se você tem um conteúdo grande, mas que não soluciona a necessidade do seu visitante, isso irá prejudicar sua autoridade.

Os backlinks ainda são relevantes e necessários, mas pelo menos agora não são mais o fator principal no ranqueamento.

Vídeo é uma das formas mais eficazes de propaganda na web

Com o sucesso de plataformas como TikTok, e agora a ascendente Koo, os videos curtos se tornaram uma tendência no marketing digital.

Esses vídeos são mais baratos do que os tradicionais, pois devem ser curtos e com isso as empresas economizam recursos. Depois de pronto seu video, basta configurar uma campanha paga para aparecer nas plataformas. Isso fará com que sua marca, produtos e serviços ganhem um destaque muito grande.

Acontece que as pessoas passam horas visualizando videos curtos em plataformas como Instagram e TikTok. E por isso elas tendem a prestar atenção nos videos de propagandas também.

Conclusão

Como falamos anteriormente, o ano de 2023 chegou com muitas novidades. Hoje conversamos sobre as três principais tendências, mas há muitas outras que estão por vir.

O fato é que fazer marketing digital nunca foi tão necessário quanto nesse momento atual. Ter presença na web é vender mais para um nicho crescente. O metaverso, por exemplo, é tido como uma tendência para o futuro.

Quem sabe daqui a alguns anos as lojas serão mais digitais e menos físicas. Enquanto isso não acontece, investimos em marketing digital para os negócios tradicionais.

 

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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