A maior parte das pessoas ainda sabe muito pouco sobre como funciona a energia solar, o que impede muitas delas de buscar a utilização desse tipo de energia sustentável em suas residências e empresas.

A energia solar, de forma resumida, é aquela na qual a fonte principal é a luz do sol, sendo uma forma alternativa, altamente sustentável e renovável de energia.

Ela pode ser usada para duas finalidades: para gerar eletricidade, o que ocorre através da energia fotovoltaica, e para aquecer a água, por meio da energia solar térmica.

Se você quer saber mais sobre como funciona a energia solar, então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Energia solar: O que é?

Para você entender mais a respeito de como funciona a energia solar, vamos focar primeiramente no que ela é.

A energia solar trata-se de um tipo de energia alternativa, sustentável e renovável que é gerada através da captação da luz solar, que funciona como a fonte de energia.

Ela pode ser utilizada através das mais diversas tecnologias, como é o caso da energia solar fotovoltaica e do aquecimento solar, por exemplo, que são as duas formas principais.

Apesar disso, em geral, quando se fala em energia solar é mais comum que as pessoas a associem à energia fotovoltaica, ou seja, aquela na qual energia elétrica é gerada com uso da luz solar como fonte energética.

Então, se você em algum momento viu o termo energia solar sendo usado como sinônimo de energia fotovoltaica, não há nada de errado nisso.

A energia fotovoltaica é aquela na qual os painéis solares captam a luz solar, e dentro deles acontece a transformação dessa energia em corrente elétrica, que pode ser usada nas residências, nas fábricas e nos comércios.

Ficou claro o que é a energia solar? É hora então de entender como ela funciona!

 

Como funciona a energia solar?

A energia solar do tipo fotovoltaica funciona através do fenômeno que acontece quando há o encontro das partículas de luz solar, conhecidas como fótons, que colidem diretamente nos átomos de silício, que estão no painel solar.

Isso faz com que haja um grande deslocamento de elétrons, o que acaba levando ao surgimento de uma corrente elétrica que é de corrente contínua, conhecida como energia solar fotovoltaica.

O funcionamento do sistema de energia solar, que gera energia elétrica, é baseado no uso dos painéis solares, que fazem a captação da luz proveniente do sol, por isso eles devem ficar em locais mais expostos, como os telhados.

A energia elétrica produzida em corrente contínua passa então pelo inversor solar, essencial para convertê-la em energia de corrente alternada, que então é distribuída para todo o imóvel, onde será utilizada. Para saber mais sobre esses assuntos como instalações elétricas, comandos elétricos, instalação de ar-condicionado e eletrônica no geral (capacitores, diodos, mosfets, indutores) acesse o site Flavio Babos

O funcionamento de um sistema de energia fotovoltaico pode ser de 3 tipos:

· Sistema on-grid

· Sistema off-grid

· Sistema híbrido

Esses sistemas diferenciam-se entre si por meio do funcionamento deles, ou seja, através do seu modo de operar.

No caso do sistema de energia solar fotovoltaico on-grid, ele é conectado diretamente na rede elétrica, então quando há uma produção de energia em excesso pelo sistema, ela é injetada na rede distribuidora.

O excesso de energia é quando a eletricidade produzida pelo sistema é superior à necessidade do imóvel, passando então à rede pública de energia elétrica.

Quando isso acontece, o proprietário do sistema recebe créditos que podem ser usados para abater o valor da conta de luz.

Isso porque no sistema de grid o imóvel ainda depende diretamente da rede distribuidora, pois nos dias em que energia elétrica não é produzida o suficiente, é a energia da rede que abastece com a eletricidade necessária.

Por outro lado, o sistema off-grid é aquele que possui baterias, onde será armazenada a energia elétrica produzida em excesso pelo sistema.

Essa energia poderá ser usada em dias de baixa produção pelo sistema, evitando assim que o imóvel fique sem acesso à eletricidade. Outro fator que colabora para um bom aproveitamento da energia, é fazer o projeto elétrico residencial da casa utilizando de bons condutores de energia e não esquecendo dos disjuntores e do aterramento elétrico. 

Os sistemas off-grid são mais usados em locais distantes dos grandes centros, onde as redes distribuidoras de energia não chegam, de modo que as pessoas possam sempre ter eletricidade sem interrupções.

Ainda existe o sistema híbrido, que faz uma operação de forma simultânea entre os dois sistemas vistos anteriormente, ou seja, ele funciona conectado à rede no momento em que as baterias estão sendo carregadas (e também o inverso).

 

Conclusão

Como você viu, a energia solar é um tipo de energia altamente sustentável, limpa e renovável, que pode ser utilizada pelas pessoas que desejam produzir sua própria energia, reduzindo em até 95% o valor da conta de luz.

Neste texto, você pôde conhecer mais sobre o funcionamento desse tipo de energia, entendendo exatamente como o sistema, em geral, produz energia elétrica que será usada no imóvel.

Gostou do artigo de hoje sobre como funciona a energia solar? Me deixe saber nos comentários!

 

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente