O consumo da bebida alcoólica requer responsabilidade e ponderação.

Brasileiros adoram cerveja. Prova disso é o consumo per capita da bebida: 54,4 g entre os homens e 16,4 g entre as mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, se compararmos com os maiores beberrões do mundo, não entramos na lista dos 10 primeiros, que é encabeçada pela República Tcheca, seguida pela Áustria e pela Alemanha.

Por aqui a cerveja é tão popular que até entrou para o mercado das bebidas em cápsulas, podendo ser encontrada em versões específicas para esse tipo de equipamento.

Será que existe hora certa para tomar cerveja?

Boa hora

Na República Tcheca e na Alemanha, países que consomem entre 107 e 143 litros de cerveja por pessoa, qualquer hora é propícia.

Nas cervejarias, é comum que os profissionais façam pausas no meio da manhã para apreciar uma mug cheia e encorpada no jardim. Diferente do que ocorre no Brasil, em que a cerveja é apreciada mais no happy hour ou à noite, nesses países a bebida serve de acompanhamento para as refeições.

Para alguns pode soar estranho tomar cerveja no almoço ou no jantar, mas basta lembrar que ela é presença garantida no churrasco e também na feijoada.

Bom senso

Será que tem problema tomar um copo de cerveja no meio do expediente, por exemplo? Não há uma resposta definitiva para a questão. Tudo depende do bom senso e da sensibilidade de cada um.

Para quem é mais resistente ao álcool, um copo pode não fazer diferença. Isso varia, ainda, de acordo com o estilo de cerveja a ser consumida. Uma cerveja Pilsen, por exemplo, tem teor alcoólico inferior a uma Porter ou Red Ale e, portanto, terá menos efeito no organismo da pessoa, interferindo menos nas atividades do dia.

Outro ponto interessante é a recente maior divulgação das cervejas não alcoólicas, que podem ser tranquilamente consumidas a qualquer momento. Se a vontade é sentir o sabor da bebida ou se é preciso dirigir logo em seguida, uma dessas é a melhor opção.

É essencial ter em mente a quantidade a ser consumida. Se estiver no meio do expediente, um copo pode ser tolerável, mas não mais que isso. E mesmo a cerveja sem álcool, se consumida abundantemente, pode afetar os níveis etílicos no sangue, uma vez que não são totalmente livres da substância. A maioria das marcas com essa definição tem cerca de 0,5% de teor alcoólico e, na somatória das latas e garrafas, pode acabar sendo equivalente a uma cerveja convencional.

No café da manhã?

Por que não? Há diversos tipos de cerveja e muitos podem combinar com diferentes horários do seu dia. Novamente: a moderação e a responsabilidade devem predominar.

Aliado a uma refeição equilibrada, com proteínas, frutas e carboidratos integrais, o efeito do álcool tende a demorar para aparecer. Dessa forma, a cerveja pode se tornar apenas mais uma bebida refrescante a ser consumida no desjejum, como acontece com o suco e, para algumas pessoas, o refrigerante.

Responsabilidade

Outro ponto essencial a ser lembrado é que menores de 18 anos não devem fazer uso dessa bebida, independentemente do horário. A cerveja é uma bebida alcoólica e seu consumo em exagero pode causar danos à saúde.

Pessoas que vão dirigir também não devem consumir cerveja. Beber e conduzir qualquer veículo é crime! A pessoa que assume esse risco pode causar graves acidentes, colocando em risco não apenas a sua vida, mas a de outras pessoas também. Dirigir sob efeito do álcool leva à punição com a perda da carteira de habilitação e multa severa.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente