Nos últimos anos, cresceu a oferta de produtos contendo vitamina C para a pele. Confira o que torna essa substância fundamental na sua rotina de cuidados.

As práticas de cuidados com a pele ganharam muita popularidade nos últimos anos. Nesse contexto, houve um crescimento da diversidade de produtos para a rotina de skincare e da busca de informações sobre como fazer isso da forma mais adequada.

Uma das substâncias que têm ganhado destaque na prática de cuidados com a pele é a vitamina C, que não é sintetizada pelo organismo humano e precisa ser obtida a partir da alimentação, dos complexos vitamínicos e dos cosméticos.

Por isso, se você deseja começar a integrar as práticas de skincare na sua rotina e está buscando produtos para a pele com a vitamina C, confira o que torna esse ingrediente fundamental.

O que é?

A vitamina C é um ativo antioxidante presente em alimentos como a laranja, o brócolis, a goiaba, a acerola, o caju, o limão, a couve, entre outros. Ela protege a pele de muitos problemas, como queimaduras solares, ressecamento, desgaste e hiperpigmentação.

Muitos dermatologistas recomendam integrar a vitamina C nos cuidados com a pele, pois além de ajudar a protegê-la, essa substância aumenta a formação natural do colágeno.

Tipo de pele

É importante reconhecer qual é o seu tipo de pele antes de buscar a quantidade de vitamina C ideal para ela. Para peles secas, mistas e oleosas, é recomendado usar produtos que contenham entre 15% e 20% dessa substância, além de ativos nutritivos. Peles sensíveis requerem uma concentração menor, entre 5% e 10%.

A vitamina C pode ser especialmente importante para peles oleosas, pois ajuda a reduzir o desenvolvimento de acne e a vermelhidão na área em que houve inflamação. Os séruns são os produtos mais indicados para quem quer incorporar a vitamina C no skincare.

Benefícios

Essa substância possui vários benefícios para a pele, como potencializar a proteção do filtro solar (prática que deve ser feita logo pela manhã), clarear manchas (o que é ótimo para quem sofre com melasmas), deixar a pele mais luminosa e produzir fibras de colágeno (o que ajuda a manter a pele mais firme). Isso acontece porque a vitamina C inibe a formação de melanina (enzima que intensifica a pigmentação).

Outro benefício que foi recentemente descoberto pela ciência é que o ativo da vitamina C (ácido ascórbico) combate a ação de radicais livres (moléculas instáveis que prejudicam o organismo, sendo estimuladas por fatores como a luz solar, o tabagismo, as noites mal dormidas e a poluição).

Na prática, tudo isso ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele. Além dos alimentos, existem alguns produtos que garantem vitamina C para a sua cútis, tais como séruns, hidratantes, filtro solar, cremes e suplementos.

Como usar

É fundamental não só conhecer os benefícios da vitamina C para a pele, mas também saber como aplicar essa substância para obter os resultados desejados. Uma opção é usá-la sobre a pele logo de manhã, depois de aplicar o protetor solar, o que ajuda a proteger contra raios UV e poluição.

Outra possibilidade é aplicar esses produtos ricos em vitamina C logo antes de dormir. Nesse caso, é fundamental limpar bem a pele ao chegar em casa e antes de usar os itens, já que, ela pode conter resíduos de agentes poluentes que foram se depositando ao longo do dia.

Mesmo munido com informações adequadas, é recomendado procurar um profissional para verificar quais são os produtos e as quantidades mais adequadas para a sua pele. Certifique-se se há alguma contraindicação para o seu tipo.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente