Não é de hoje que o tema da segurança de trabalho é uma constante nas empresas, em especial dentro de indústrias, fábricas e empreendimentos que têm a obrigação de oferecer EPI (equipamento de proteção individual) aos colaboradores.

Além de ser uma exigência disposta em lei, de acordo com as determinações do Ministério do Trabalho, o oferecimento de EPIs é uma maneira de diminuir os riscos de acidentes, que podem causar lesões, doenças ocupacionais ou até mesmo a perda de vidas humanas.

Por isso, o foco da segurança do trabalho é justamente evitar situações de risco, tornando necessário o uso de EPIs e EPCs (equipamentos de proteção coletiva), bem como a adoção de outras medidas importantes para a segurança.

No artigo de hoje, entenda a importância de uma consultoria em EPI para o seu negócio e saiba quais as vantagens de contratar uma empresa especializada no assunto. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Como é o trabalho de uma consultoria em EPI?

As atividades que envolvem a segurança do trabalho têm como objetivo proporcionar aos funcionários e empregadores um ambiente agradável e seguro, para que todos os serviços sejam feitos com qualidade, com o mínimo risco de acidentes.

Sendo assim, todo esse processo de segurança envolve a atuação de vários profissionais, como técnicos em segurança do trabalho, engenheiros, médicos e enfermeiros especializados.

Fora isso, os próprios funcionários passam por um treinamento industrial, orientando as melhores atitudes em casos de emergência ou em situações extremas.

Dessa forma, é possível garantir condições de trabalho saudáveis, além de cumprir corretamente todas as normas e legislações envolvidas.

Diante disso, o trabalho de uma consultoria em EPI visa oferecer o auxílio necessário para as empresas que ainda não dispõem de um departamento de segurança totalmente esquematizado, com a presença de todos esses profissionais.

Em geral, as consultorias são contratadas por empreendimentos que não são obrigados a possuir o SESMT(Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho) próprio.

No entanto, elas também podem ser chamadas por gestores que não têm conhecimento suficiente para a implantação das medidas de segurança viáveis.

Sendo assim, as consultorias vão orientar quais equipamentos são indispensáveis, os melhores calçados EPI, as formas corretas de uso, manutenção e armazenamento dos acessórios, tudo para garantir a proteção dos colaboradores.

Quais são as principais funções de uma consultoria em EPI?

As consultorias em EPI exercem inúmeras funções dentro das empresas. Entre as principais, destacam-se:

  • Treinamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
  • Monitoramento de uso dos EPIs;
  • Orientação quanto ao uso de EPIs;
  • Elaboração de laudos de insalubridade;
  • Elaboração de ordens de serviço aos colaboradores;
  • Realização de testes ergonômicos;
  • Treinamento para manuseio de explosivos.

Além disso, as consultorias verificam se todas as medidas de segurança do empreendimento estão em conformidade com as normas. Por exemplo, no treinamento de NR 12, é necessário avaliar as condições referentes às máquinas e equipamentos.

Nesse sentido, o treinamento orientado à norma NR 12 é capaz de oferecer o melhor modo de manuseio das máquinas de injeção de plástico, reduzindo os riscos de acidentes no ambiente de trabalho.

Quais são os principais EPIs?

Hoje em dia, é possível encontrar uma grande variedade de equipamentos de proteção individual, que são personalizados para cada tipo de trabalho, conforme os riscos e as necessidades de proteção.

Em geral, eles são orientados para as medidas de segurança em que a instalação dos EPCs não são totalmente eficazes e suficientes para diminuir os riscos das operações e as doenças laborais.

Por exemplo, na realização de serviços em altura, é necessário ter vários tipos de acessórios para garantir que os funcionários não sofram quedas.

Vale ressaltar que os EPIs, como o próprio nome sugere, são de uso individual, portanto não podem ser compartilhados com outros colaboradores. Além disso, é obrigação de cada um dos funcionários proteger os acessórios.

Contudo, o fornecimento e a manutenção dos EPIs é de responsabilidade dos empregadores, segundo a NR 6.

Alguns dos equipamentos mais conhecidos são:

  • Protetores de cabeça: capacetes, capuz, etc.;
  • Protetores de olhos: óculos de EPI;
  • Protetores de face: máscaras e face shield;
  • Protetores auditivos: abafadores;
  • Protetores respiratórios: respiradores;
  • Protetores do tronco: coletes, luvas e abraçadeiras;
  • Protetores dos membros inferiores: botas e calças.

A consultoria em EPI irá direcionar o uso do equipamento correto para cada caso. Por exemplo, um engenheiro que está fazendo o acompanhamento de obras não precisa dos mesmos acessórios que um eletricista.

Inclusive, há normas específicas para cada um dos casos. Quando as empresas não dispõem de conhecimento técnico especializado para o uso de EPI, a contratação de uma consultoria é uma alternativa bastante prudente e assertiva.

Quais os benefícios de contratar uma consultoria?

Mesmo com a adoção de inúmeras medidas de segurança, há sempre algum risco. Eles podem ser minimizados e, desse modo, contribuir para evitar perdas e danos, mas todo esse processo de segurança deve ser muito bem planejado.

Por esse motivo, a contratação de um serviço de consultoria aparece como algo fundamental para as empresas que precisam adequar o seu ambiente de trabalho e construir um local mais seguro.

A seguir, conheça algumas vantagens de ter ao lado uma consultoria em EPI.

1 - Evita perdas catastróficas

Com uma boa consultoria em EPI e gestão de riscos, é possível incorporar boas práticas de segurança no trabalho, o que ajuda a reduzir ao máximo os acidentes e danos aos colaboradores.

Ou seja, é possível evitar perdas catastróficas, no que diz respeito principalmente à vida de funcionários, como óbitos e lesões permanentes.

Afinal de contas, até mesmo em trabalhos relativamente simples, como a manutenção de elevadores, há riscos envolvidos. Por isso, é necessário sanar essas questões, antes que acidentes traumáticos ocorram na sua empresa.

Ao mesmo tempo, esse tipo de cuidado contribui com a imagem do seu negócio, bem como diminui perdas financeiras e materiais.

Com a consultoria de EPI, você terá um plano de ação preventivo, bem como um plano de emergência, capacitando a sua equipe para evitar problemas e saber como lidar em situações imprevisíveis.

2 - Elabora e acompanha projetos

O gerenciamento de riscos também envolve pequenas medidas, como a aplicação de placas informativas, um guia de instruções aos funcionários, entre outras ações que contribuem para a construção de cenários dentro da empresa.

Com uma consultoria especializada, é possível ter uma visão mais ampla do seu negócio. Dessa forma, a elaboração dos projetos é direcionada às necessidades do empreendimento.

Além disso, a consultora faz todo o acompanhamento, verificando se a empresa está oferecendo um curso de operador de empilhadeira adequado aos seus funcionários, disponibilizando os EPIs corretos, entre outras medidas.

3 - Maior previsibilidade de resultados

Outro ponto extremamente vantajoso das consultorias se refere à grande previsibilidade de resultados. Ou seja, elas são capazes de analisar os dados, traçar perspectivas e, desse modo, ter um relatório detalhado dos cenários e gerenciamento de riscos.

Em resumo, a consultoria é capaz de determinar com precisão quais os impactos de cada acidente e qual ação deve ser tomada para prevenir sua ocorrência e/ou consequências.

Por exemplo, na instalação de um projeto de combate a incêndio, a consultoria irá analisar onde é realmente necessário instalar certos dispositivos e como eles irão ajudar no combate e prevenção dos focos de fogo.

4 - Análise mais objetiva

As consultorias em EPI e gestão de riscos mostram exatamente o que deve ser feito na sua empresa, tendo como bagagem uma ampla experiência profissional. Sendo assim, há qualidade naquilo que se faz, em conjunto com uma análise muito mais objetiva.

Vale ressaltar que todos os levantamentos são feitos com base em dados reais, o que mostra a assertividade dos consultores e orienta a tomada de decisões com argumentos verídicos, não a partir de achismos.

Conclusão

A área de segurança do trabalho é uma das mais importantes nas empresas, principalmente quando lidamos com atividades de risco, como trabalhos em altura, construções, metalúrgicas, manuseio de máquinas e equipamentos, eletricidade, etc.

O Brasil tem um número alto de acidentes de trabalho todos os anos, gerando perdas inimagináveis para muitos tipos de negócios, além de afetar famílias e indivíduos, como em casos de lesões permanentes e morte.

Por esse motivo, usar adequadamente os EPIs e fornecer os acessórios corretos é algo indispensável para a implementação das medidas de segurança do trabalho. Contudo, há muitas dúvidas de como fazer o procedimento correto.

Daí a importância de contar com uma consultoria em EPI para o seu negócio. Afinal de contas, nada melhor do que ter profissionais especializados para orientar a melhor maneira de prevenir acidentes e promover um ambiente de trabalho saudável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente