Sexta, 19 Abril 2024

Nomenclaturas podem confundir o consumidor, mas diferenciar os produtos não é difícil. Veja como identificá-los de acordo com o processo de produção.

A União Europeia proibiu os testes em animais para produtos cosméticos em 2009, mas ainda não existe uma lei federal que regularize a situação no Brasil. Apesar disso, alguns estados possuem leis específicas sobre o assunto, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Pernambuco.

Isso mostra que o tópico, apesar de muito discutido na atualidade, não é novo. Em um cenário de preocupação com a conservação ambiental, a quantidade de produtos veganos e cruelty free disponíveis no mercado está aumentando. No entanto, nem todo mundo sabe a diferença entre essas nomenclaturas.

A seguir, confira a diferença entre um produto vegano e um cruelty free e veja a importância de conhecer esses conceitos de maneira mais profunda.

O que é um produto vegano?

Uma pessoa que adota a dieta vegana não come alimentos de origem animal. Nesse sentido, um produto vegano segue a mesma premissa: não há nenhum ingrediente em sua composição que tenha essa origem.

Além disso, quando uma marca se define como vegana, significa que nenhuma etapa da produção utiliza produtos de origem animal ou faz testes em animais. Ou seja, isso se estende até as relações comerciais: os fornecedores também não podem realizar qualquer tipo de exploração animal, seja por meio de testes ou como ingredientes em fórmulas.

Para completar, é importante que uma marca que se posiciona de tal maneira forneça informações claras sobre seu processo de produção, matéria-prima e fornecedores. Desse modo, o consumidor pode averiguar tais dados.

O que é um produto cruelty free?

Cruelty free, em tradução livre, significa livre de sofrimentos. Ou seja, um produto com este selo não realiza testes em animais. Isso se aplica tanto ao produto final quanto aos ingredientes usados na fórmula: nenhum deles deve ser testado em animais.

Entretanto, é comum que as marcas tenham uma linha cruelty free e, ao mesmo tempo, possuam produtos de outras linhas que façam testes em animais. Por isso, é importante pesquisar sobre o processo de produção das empresas, para entender até que ponto vai a atuação delas.

Produto cruelty free nem sempre é vegano

É importante destacar essa informação: um produto cruelty free não é, necessariamente, vegano. O fato de não fazer testes em animais não significa que ingredientes de origem animal não fazem parte da fórmula.

Por outro lado, um produto vegano sempre é cruelty free. Isso porque ele não contém nenhum elemento de origem animal e os bichos não fazem parte das etapas de produção dos itens. Ou seja, um produto vegano não pode ser testado em animais.

Veganismo vai além da alimentação

A definição de veganismo, para a Vegan Society, é: “Veganismo é uma maneira de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com animais para comida, roupas e qualquer outro propósito”.

Analisando a definição, fica evidente que o veganismo é um estilo de vida e não apenas um tipo de dieta. Há pessoas que seguem uma dieta vegana, portanto, não ingerem nenhum alimento de origem animal. Entretanto, quem se considera vegano, por completo, busca diminuir a exploração animal ao máximo, inclusive, em diferentes setores.

Os produtos veganos surgem para suprir essa demanda. Ou seja, a indústria começou a produzir cremes e diversos cosméticos que não contém exploração animal, tendo como foco esse público que está em expansão.

A importância de conhecer os termos

Atualmente, muitas empresas consideram o veganismo e vegetarianismo um bom nicho de atuação. Por isso, é cada vez mais comum encontrar produtos focados nesse público. Entretanto, nem sempre todos conhecem os termos ou sabem o que eles realmente significam.

Nesse sentido, é muito importante conhecer o conceito por trás de nomenclaturas como vegano, cruelty free, natural e orgânico, por exemplo. Afinal, apesar de serem uma alternativa eco-friendly ao consumo tradicional, os termos possuem significados diferentes e, consequentemente, com seus valores e processos de produção.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome