Segunda, 29 Abril 2024

Conheça quais são as bebidas que mais realçam os sabores de cada prato.

Faz toda diferença ter um acompanhamento saboroso no prato para que possa realçar ainda mais o sabor dos alimentos. Somado à harmonização e à refeição com um vinho branco de qualidade, isso resulta em uma perfeita combinação.

Na hora de montar um cardápio de almoço ou jantar, é importante pensar na bebida que mais dará destaque ao sabor do prato principal. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas excelentes opções. Confira, abaixo!

Vinhos

Quando o assunto é harmonização, a primeira bebida que vêm à mente é o vinho. Caso você prefira o tinto, é bom saber que, geralmente, ele combina melhor com carnes, devido à sua versatilidade e diversidade.

Os tintos mais leves vão bem com carnes vermelhas, grelhadas e fritas, pizza, frango e paella, além de massas preparadas com molhos leves. Já os mais encorpados são boas opções de acompanhamento para carnes assadas, queijos brancos e duros.

No caso dos vinhos tintos secos, a combinação perfeita se dá com queijos amarelos, massas servidas com molhos de ervas ou tomate e frios. Se os vinhos brancos forem os seus preferidos, saiba que eles podem ser servidos com frutos do mar e peixes, de modo geral.

Carnes mais magras, saladas, verduras e pratos mais saudáveis combinam muito bem com vinhos rosés, enquanto o do porto, normalmente, é melhor harmonizado com sobremesas, como bolos, sorvetes e frutas secas.

Champagnes e espumantes

Espumantes e champagnes também são vinhos e, além de serem diversos, são leves e elegantes. Por esse motivo, eles devem ser harmonizados com pratos que possuam essas mesmas características.

O espumante brut, por exemplo, é mais ácido e leve, podendo acompanhar entradas, como aperitivos, saladas, frutos do mar, comida japonesa e grelhados leves. Já o champagne harmoniza bem com caviar, canapés e queijos.

Os doces e as sobremesas podem ser tranquilamente servidos acompanhados de espumantes demi sec, por conta do sabor adocicado e da leve acidez que eles apresentam.

Cachaças

Muitas pessoas consideram a cachaça uma bebida de qualidade baixa, por acreditarem que seu elevado teor alcoólico torna sua harmonização difícil. Porém, é necessário vencer este preconceito e dar uma oportunidade para esse produto brasileiro ganhar uma chance e ser inserido nos menus de degustação.

A cachaça branca, por exemplo, pode ser servida com aperitivos, canapés, caldos, saladas, frutos do mar, torresmo e até sobremesas, como doce de leite. Já no caso da branca média e da mais encorpada, sua harmonização pode ser realizada com frutos do mar, sopas, saladas, queijos e peixes.

A envelhecida leve cai bem com carne vermelha, aves, pratos assados, cozidos e feijoada, a opção preferida de muitos brasileiros. Já a encorpada e a envelhecida média harmonizam bem com frutos do mar, carne vermelha, aves, tortas e bolos.

Whiskies

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o whisky não é uma bebida que só pode ser consumida antes ou depois do jantar. É possível harmonizá-la com alguns pratos, sobretudo, àqueles que levam chocolates, amendoins, castanhas, queijos mais suaves, salmão e frutos do mar.

Caso você opte por um prato que leve chocolate, escolha um whisky que ofereça um sabor mais puxado para o lado do frutal, como é o caso dos Single Malts e dos Blended Whiskies.

Por outro lado, se você deseja combinar a bebida com queijos mais fortes, escolha os mais encorpados, como o Bruichladdich e o Laphroaig. Também há a opção de harmonizar comidas com whiskies de características mais aromáticas e cremosas, como as carnes vermelhas, de pato e foie gras.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome