Esta foi a primeira vez em que reboques multi-purpose boogies (MPB) foram utilizados.
Divulgação
No início deste mês de maio, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, realizou uma operação inédita na América do Sul ao içar e posicionar uma carga em multi-purpose boogies (MPB), um tipo de plataforma sobre pneus utilizada para transportar objetos pesados e superdimensionados, conhecidos como cargas projeto (CPJ).
Nesta operação, a carga movimentada foi um secador industrial de tubos (rotatubos), fabricado em Curitiba pela empresa Ostergaard S.A., que possui 102 toneladas, 22,50 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro. O secador foi transportado da capital paranaense até o Terminal de Contêineres de Paranaguá em um caminhão especial, com reboques modulares hidráulicos.
Já na TCP, o secador foi içado por dois guindastes móveis (MHC), equipamentos com capacidade para elevar até 100 toneladas a 40 metros de altura, e posicionado sobre dois módulos MPB. "O MPB é bastante versátil e mais fácil de manobrar se comparado a outros modelos de reboque, pois os eixos dos módulos são móveis e não fixos, como nos reboques convencionais. Contudo, a operação para içar e posicionar a carga é extremamente delicada, exigindo uma equipe qualificada e maquinário adequado para garantir precisão total, assegurando a integridade do bem do cliente", explica Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP.
Pesando mais de 100 toneladas, secador industrial de tubos foi posicionado sobre dois módulos MPB em operação inédita na América do Sul.
(Foto: divulgação)
Com o sucesso da operação, a carga ficou armazenada no Terminal até o dia 11 de maio, quando foi rebocada por dois tugmaster (equipamento similar a um cavalo mecânico, mas de uso exclusivo em terminais portuários) e uma reach stacker (empilhadeira de grande porte). Em seguida, embarcou no navio de cargas rolantes (ro-ro) M/V Liberty, do armador Wallenius Wilhelmsen, e seguiu para seu destino, no Panamá, onde será instalado em uma planta industrial para processar e secar farinha de peixe. A empresa de logística Over Porjects foi responsável pela operação.
Referência em operações de carga projeto
No mês de março, a TCP recebeu a importação de um helicóptero Bell 412. A aeronave multipropósito, conhecida por sua aplicabilidade no mercado civil e militar, é equipada com uma turbina dupla, rotor de quatro pás, e possui aproximadamente 17 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e pesa pouco mais de 3 toneladas.
"A estratégia da TCP é atuar como um terminal 'one stop shop' para seus clientes, disponibilizando as soluções e os serviços logísticos mais modernos disponíveis no mercado para uma gama diversificada de demandas. A operação do helicóptero reforça a aptidão do Terminal para atender o mercado que busca movimentar cargas especiais com segurança e agilidade", explicou o gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, Giovanni Guidolim.
Registro do momento em que Helicóptero Bell 412 foi içado de um módulo MAFI.
(Foto: divulgação)
O helicóptero, transportado em um contêiner MAFI (com rodas, mas sem teto e paredes), foi descarregado pela rampa principal de um navio de cargas rolantes (ro-ro) e ficou armazenado no Terminal até a primeira semana de abril, quando a carga seguiu para seu destino.
"O Terminal é conhecido pela sua expertise na movimentação de cargas sensíveis, de alto valor agregado, e com dimensões não convencionais. O zelo e a eficiência de nossa equipe para executar esse tipo de operação, que exige um desenho logístico customizado e integrado, são diferenciais que tornam a TCP a principal referência do mercado na modalidade de carga projeto", concluiu Mattos.