A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio do seu Comitê de Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo (COMUS), assinam nesta quinta-feira (8) um acordo de cooperação para a troca de experiências e informações com vistas ao desenvolvimento do Projeto "Consolidação do Porto de Santos Concentrador de Contêineres".
A iniciativa busca o fortalecimento de vantagens competitivas fundamentais para exportadores e para o Porto, com a racionalização das operações logísticas e a redução da pegada de carbono. A ideia é melhorar os processos logísticos com a otimização do uso dos ativos existentes, tais como terminais marítimo-portuários e retroportuários, bem como vias de acesso, veículos e equipamentos.
Como "hub", espera-se o crescimento da baldeação de contêineres em Santos, fortalecendo a sua conectividade com portos de grande porte, pela navegação de longo curso (internacional), e com portos menores domésticos, pela cabotagem. São, também, esperados resultados de maior eficiência logística nas ligações rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias.
A APS será representada no evento por seu presidente, Anderson Pomini, e a ACSP, por seu presidente, Roberto Ordine.
Serviço
Evento: Assinatura de acordo de cooperação entre a APS e a Associação Comercial de São Paulo (08/05/25)
Local: Sede da ACSP - Rua Boa Vista, 51, 10º andar, Centro, São Paulo
Horário: 11h
Sobre a Autoridade Portuária de Santos: A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 53 terminais, sendo 39 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).