Desde o início do mês, foram registradas 19 autuações e oito remoções de veículos
Divulgação
Nesta quarta-feira (14), a Guarda Portuária e a Superintendência de Meio Ambiente da APS realizaram uma blitz na via perimetral da margem direita do Porto de Santos, perto do Viaduto Paquetá, para fiscalizar irregularidades e dialogar com motoristas sobre a importância da direção consciente.
A ação integra as atividades desenvolvidas pela APS no âmbito do Maio Amarelo, iniciativa nacional que engaja atores públicos e privados por um trânsito mais seguro. Desde o início do mês, a Guarda Portuária realizou a fiscalização de 68 veículos, resultando em 19 autuações e oito remoções nas vias do Porto Organizado.
"Muitas pessoas ainda perdem a vida no Brasil em decorrência no trânsito, e o fluxo intenso na região portuária exige cuidados redobrados", aponta o presidente da APS, Anderson Pomini.
No Porto de Santos, a mobilização acontece por meio de uma parceria entre a Superintendência de Meio Ambiente da APS - que promove ao longo de maio ações de educação, com distribuição de materiais informativos no entorno do complexo portuário - e a Guarda Portuária. "Neste ano, o tema do Maio Amarelo busca trazer uma reflexão sobre nossa vida acelerada e o quanto isso se reflete nas nossas ações no trânsito, dentro ou fora do veículo", explica Felipy Nunes de Barros, coordenador de Trânsito da Guarda.
A proposta é sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de escolhas seguras no trânsito: respeitar os limites de velocidade e a sinalização, evitar o uso de celular ao volante, ter atenção redobrada com pedestres e ciclistas e não dirigir após a ingestão de álcool, entre outras.