Terça, 23 Abril 2024

Aprenda a se livrar de vez dessas inimigas de qualquer peça de roupa

A transpiração é um processo natural do nosso corpo, essencial para a manutenção da temperatura e que resulta na eliminação do suor. Tal processo, porém, seja pela prática de atividade física, por questões relacionadas ao estresse e até mesmo em casos de hiperidrose, pode ser bem desagradável.

Quem elimina muito suor nas pernas, no couro cabelo e em dobras do corpo, como axilas, pode sofrer com o aparecimento de manchas, geralmente amareladas, em suas peças de roupas.

Apesar de super desagradável, esse problema tem solução. Existem maneiras fáceis, práticas e baratas de eliminar as manchas de suor das suas roupas. Mas vale lembrar que, em casos onde a sudorese incomoda muito, vale a pena buscar a orientação de um médico especializado no assunto, o dermatologista.

Transpiração: mecanismo que regula a temperatura do corpo

É por meio da transpiração que o nosso organismo consegue manter o corpo em sua temperatura ideal, entre 35,5ºC e 36,5ºC. Tal processo permite uma refrigeração para que o corpo não esfrie nem esquente demais.

Além disso, através da transpiração é possível eliminar toxinas presentes em alimentos e medicações, como a cebola e o alho, bem como antibióticos.

O suor, eliminado na transpiração, é produzido nas glândulas sudoríparas, localizadas ao longo da derme e distribuídas em praticamente todo o corpo, principalmente nas axilas, palmas das mãos e dos pés e no rosto.

Suor + Antitranspirante = combinação causadora das manchas

Um dos maiores incômodos que pode acontecer devido ao excesso de suor é o aparecimento de manchas nas roupas, principalmente nas regiões onde mais se elimina suor, como axilas. No entanto, quando se trata de manchas amareladas, o suor não é o único culpado.

Na verdade, é a combinação dos componentes do suor, como sais, com os componentes do seu antitranspirante. Por mais que esse produto tenha exatamente a função de diminuir o excesso de suor, as substâncias que o compõem, em contato com o suor, podem gerar as temíveis manchas.

As substâncias mais comuns, que geram essa reação, são o cloridrato de alumínio, cloreto de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio, presentes na maioria dos desodorantes e antitranspirantes.

Uma opção é procurar por produtos que não tenham essas substâncias, como opções mais naturais, ou que as tenham em menor quantidade.

Solucionando as manchas

Agora que você já entendeu o porquê do aparecimento das manchas amareladas nas roupas, fica mais fácil de evitar que isso aconteça nas próximas vezes. Mas e quando as roupas já ficaram manchadas?

Para resolver esse problema existem receitas caseiras super fáceis e até baratas que conseguem eliminar o amarelado do tecido

Limão + bicarbonato de sódio

Para essa receita você vai precisar de bicarbonato, um limão e uma escova de roupas ou de dente usada. A quantidade do primeiro produto deve ser mais ou menos proporcional ao tamanho das manchas.

Coloque o bicarbonato em um recipiente pequeno e, aos poucos, vá acrescentando o sumo do limão, e misturando ao pó, de forma que a mistura vire uma pasta. Com a escova, aplique-a nas regiões manchadas e deixe agir por cerca de 45 minutos.

Passado esse primeiro momento, coloque a peça de molho com água e sabão por 1h30. Depois disso, lave a peça normalmente.

Vale lembrar que é preciso muito cuidado na hora de manusear o limão, já que, em contato com o sol, ele pode causar manchas tanto na roupa quanto na sua pele. Logo, lave muito bem a peça e suas mãos.

Detergente + água oxigenada + bicarbonato de sódio

Outra opção com o bicarbonato é misturá-lo com detergente e água oxigenada. Porém essa receita só pode ser usada em tecidos brancos, já que a água oxigenada tem o poder de descolorir, afetando, assim, roupas coloridas.

Você vai precisar de uma colher de chá de detergente neutro e uma de bicarbonato de sódio, além de uma colher de sopa de água oxigenada (10 volumes) e escova.

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes, formando uma pasta. Com a escova, aplique essa pasta nas manchas secas, esfregando por mais ou menos um minuto. Depois disso, deixe a mistura agir na peça por mais dez minutos. Após esse tempo, lave a roupa normalmente.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome