Em meio a todo esse cenário caótico provocado pela pandemia do novo coronavirus, o mercado da bola ainda consegue – diferente de vários outros tipos e modalidades de esportes – movimentar boas cifras.
Por mais que o futebol seja considerado a “paixão de grande parte dos brasileiros”, os números mais expressivos acabam chegando de outro continente: o europeu, exatamente o berço do esporte. Considerado como verdadeiros “investidores”, os principais clubes e ligas europeias não poupam grana quando o assunto é exatamente o futebol.
E dentre todos os campeonatos do “velho mundo”, o que se pode considerar como o mais rico é justamente o dos inventores do esporte: o futebol inglês. O campeonato inglês ou como é mais conhecido “Premier League” lidera o “ranking” das cifras milionárias.
Até o presente momento, as 20 equipes principais que atuam na primeira divisão já presentearam a Liga com mais de R$ 5,2 bilhões ou o equivalente a 831 milhões de euros com novas contratações e reforços de seus times já na preparação após a pandemia.
Seguindo a mesma linha de raciocínio (e investimentos) os times franceses, espanhóis e alemães ocupam respectivamente o segundo, terceiro e quarto lugares do ranking em gastos com contratações.
Outro fator curioso é que as contratações mais caras estrelam os clubes ingleses como é o caso do Chelsea que conta com reforços como os alemães Kai Haverz (80 milhões de euros) e Timo Werner (53 milhões de euros), além de Ben Chilwell (50,2 milhões de euros), que joga na lateral esquerda.
Mas devido a pandemia a janela de contratações ainda continua aberta e foi prorrogada até o próximo dia 16 de outubro, data em que se deve ter concluído as quatro primeiras competições do campeonato e começarão a ser transmitidas as partidas de futebol ao vivo.
A movimentação dos bilhões na Alemanha
No campeonato germânico as cifras já alcançaram mais de R$ 1,6 bilhões ou aproximadamente 256,1 milhões de euros só com os principais 18 times que competem na primeira divisão para esta temporada.
E como acontece com a Premier League, a janela de transferências sofreu uma prorrogação devido aos impactos causados pela pandemia do coronavírus e as contratações devem ser realizadas até o dia 05 de outubro, data em que se deve ter disputado as três primeiras rodadas do Bundesliga.
Por outro lado, o campeonato alemão terá a sua primeira rodada realizada de forma completa, o que difere de outros importantes campeonatos como é o caso das ligas espanhola, francesa e inglesa.
Para se ter uma ideia, os valores das maiores contratações são as seguintes: Leroy Sané foi adquirido pelo Bayern de Munique por 45 milhões de euros; Jude Bellingham foi adquirido pelo Borussia Dortmund por 26,5 milhões de euros, assim como Patrik Schick pelo Bayer Leverkusen pela mesma quantia.
Contratações confirmadas
E por falar em contratações, com a prorrogação do prazo da janela de transferências algumas trocas já foram confirmadas nos principais clubes europeus. São eles:
· Alessandro Florenzi (Paris Saint-Germain) - Por empréstimo
· Ciprian Tatarusanu (Milan) - Por 500 mil euros
· Pierre Kalulu (Milan) - Por 480 mil euros
· Achraf Hakimi (Inter de Milão) - Por 40 milhões de euros
· Darian Males (Inter de Milão) - Por 4 milhões de euros
· Kai Havertz (Chelsea) - Por 80 milhões de euros
· Timo Werner (Chelsea) - Por 53 milhões de euros
· Donny van de Beek (Manchester United) - Por 40 milhões de euros
· Dean Henderson (Manchester United) - Retorno de empréstimo
· Gabriel Magalhães (Arsenal) - Por 26 milhões de euros
· William Saliba (Arsenal) - Retorno de empréstimo
· Arthur (Juventus) - Por 72 milhões de euros
· Félix Correia (Juventus) - Por 72 milhões de euros
· Jude Bellingham (Borussia Dortmund) - Por 23 milhões de euros
· Marius Wolf (Borussia Dortmund) - Retorno de empréstimo
· Matt Doherty (Tottenham) - Por 16,8 milhões de euros
· Pierre-Emile Höjbjerg (Tottenham) - Por 16,6 milhões de euros
· Amir Feratovic (Roma) - Por 400 mil euros
· Ante Coric (Roma) - Retorno de empréstimo
· Ivo Grbic (Atlético de Madri) - Por 7 milhões de euros
· Nikola Kalinic (Atlétio de Madri) - Retorno de empréstimo
· Kostas Tsimikas (Liverpool) - Por 13 milhões de euros
· Nathan Aké (Manchester City) - Por 45 milhões de euros
· Victor Osimhen (Napoli) - Por 70 milhões de euros.